Cerca de 200 pessoas participaram no último dia 11, no Rio de Janeiro, do Fórum Internacional de Traumas de Trânsito, do Congresso ORTRA (XXVI Congresso Internacional de Atualização em Ortopedia e Traumatologia). O evento contou com uma plateia multidisciplinar e trouxe questionamentos de várias áreas quanto a problemática dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.
Foram três mesas temáticas onde os palestrantes puderam traçar um panorama amplo de vários fatores que colaboram para que, a cada ano, mais e mais motociclistas se envolvam em acidentes fatais e graves no trânsito do Brasil. Médicos, especialistas, vítimas, motociclistas e entidades trouxeram dados que demonstram a urgência na mudança desse cenário.
Um dos pontos quase unânime nos discursos foi o treinamento precário da maioria dos alunos de motocicletas praticados pelos CFCs de norte a sul do país, com aulas práticas que não retratam em nada a realidade das ruas. Nesse ponto, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária mostrou a proposta de inovação e modernização da pista de aulas práticas dos futuros motociclistas de Indaiatuba, interior de São Paulo-SP, num projeto em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, a ACAI (Associação dos Centro de Formação dos Condutores e Autoescolas de Indaiatuba) e o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) local. A ideia foi melhorar a condição de ensino dos instrutores e, consequentemente, a formação do motociclista.
Segundo pesquisa realizada pelo OBSERVATÓRIO e Ciretran, a nova pista de aulas e provas foi aprovada por mais de 90% dos alunos entrevistados. “Nossa intenção é melhorar a qualificação desse piloto que vai para as ruas de nossas cidades. Precisamos capacitá-lo com o que há de mais próximo da realidade para assim, cobrar dele o que ele realmente aprendeu e não o que nós achamos que ele deveria saber”, explica José Aurélio Ramalho, presidente do OBSERVATÓRIO.
Sobre a mesa “Legislação e atuação parlamentar sobre as motocicletas”, o deputado federal Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, disse que: "encontros como esse é que me estimulam a persistir na missão parlamentar de garantir a segurança da circulação viária e a proteção da vida humana no trânsito. As manifestações das vítimas e dos usuários, somadas aos impactantes depoimentos dos médicos traumatologistas, nos dão a certeza de que há ainda um longo caminho para alcançarmos o audacioso desafio da DÉCADA DE AÇÃO PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO 2011 - 2020. Mas vamos chegar lá!" Hugo Leal citou em seu discurso, por diversas vezes, o desempenho do OBSERVATÓRIO no que diz respeito a ser um catalisador de ações junto à sociedade.
Para o médico Aziz Chidid Neto, presidente do grupo Saúde Assim, que presidiu o debate que encerrou o evento, “a moto é um veículo muito inseguro”. Por isso, a formação do motociclista deve ser prioridade entre as autoridades que atuam sobre isso. “Das 83 cirurgias que um neurocirurgião fez o ano passado num hospital do Rio de Janeiro, 65 foram de motociclistas vítimas de acidentes de trânsito. Isso tem que mudar”. Dr. Aziz acredita que a criança é quem deve receber atenção especial no que diz respeito a Educação para o Trânsito. “Se começarmos a trabalhar a importância de um comportamento seguro desde já, teremos um trânsito mais respeitoso e humano, em algumas décadas”, afirma Dr. Aziz. Para ele, todo motociclista que comprasse uma moto, deveria receber uma cartilha com dicas de segurança e direção defensiva, conclui o médico e motociclista atuante.
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