O trânsito nas grandes e médias cidades brasileiras é algo que sem dúvida poderia melhorar muito mais. Considerado como um dos países que mais sofrem com os acidentes automobilísticos, o Brasil necessita urgentemente de uma mudança não somente na qualidade dos veículos e das pistas, mas também na formação de condutores.
Segundo José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, a quantidade de 20 horas de aulas práticas que o futuro condutor tem na autoescola é insuficiente para que ele possa de fato se tornar um bom motorista. Além disso, outro ponto discutido na audiência pública da Comissão de Viação e transporte da Câmara dos Deputados foi o índice de aprovação de 60% exigido das autoescolas para que pudessem continuar em funcionamento, que daria margem para uma mercantilização da aprovação.
Ainda nessa reunião, admitiu-se que a culpa pelo crescente número de acidentes de trânsito no país não é somente dos cidadãos, mas também da fiscalização insuficiente em estradas e autoescolas. Nessa audiência, o deputado Hugo Leal (PSC – RJ) anunciou a criação de um grupo específico para discutir e analisar a formação de condutores de veículos no país, o papel das autoescolas e a responsabilidade dos órgãos públicos nesse processo.
Com mais de 40 mil mortes todos os anos no trânsito, somos o quarto país com mais acidentes fatais. Parece que finalmente as autoridades brasileiras resolveram olhar para o problema e talvez, com um pouco de sorte e boa vontade, possamos reverter esse triste quadro.
POR EBENÉZER CARVALHO
Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas em Campinas/SP conta com o apoio do Observatório
O Hospital Santa Tereza, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, realizou, na última semana, uma série de treinamentos de Atendimento a Múltiplas Vítimas para seus colaboradores. O simulado aconteceu no dia 30 de janeiro, em frente ao Mercado Municipal do município, e contou com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio de seu Núcleo de Saúde.
Rio de Janeiro recebe Uber e Observatório em abordagem educativa
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar
Segurança e desafios no transporte de duas rodas são destaques em Seminário no Rio de Janeiro/RJ
No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.