Dentro da proposta da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) aos países membros em maio de 2011 está a atenção especial ao pedestre. A intenção da Organização é diminuir em 50% o número de mortos e feridos graves no trânsito de todo o mundo, poupando cerca de cinco milhões de vidas.
O pedestre é o alvo mais vulnerável no trânsito de todo o mundo, portanto os olhares de todos durante essa semana estão em quem caminha a pé, em suas atitudes e necessidades.
O ONSV entende que, mesmo sendo o pedestre um elemento frágil no trânsito, ele tem suas obrigações. Portanto, caminhar de forma atenta e cautelosa é dever de todos que estão a pé. Utilizar as calçadas, estar atento a sinalização viária, não usar o celular enquanto caminha e evitar fones de ouvido são atitudes que podem colaborar com a segurança do pedestre.
Por outro lado, é dever de todo motorista, ciclista e motociclista proteger a vida do pedestre, esteja ele onde estiver. Portanto, nesse contexto, a faixa de pedestre é o símbolo mais evidente durante essa semana. Vamos promover o uso correto da faixa: onde houver faixa, a preferência é do pedestre. Onde houver faixa e semáforo, prevalece a sinalização semafórica. A faixa é o lugar mais seguro do pedestre e todo motorista deve dar passagem a quem anda a pé.
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.