A TV Câmara de São José dos Campos, destacou na última quinta-feira (04), a aprovação de um Projeto de Lei que visa implementar a Faixa Azul para motociclistas na cidade, localizada no interior de São Paulo. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, falou à reportagem sobre a importância dessa iniciativa.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 65 mil motocicletas circulam em São José dos Campos. Para organizar o trânsito, a cidade implementou faixas exclusivas para motociclistas em frente aos semáforos, e recentemente, a Câmara Municipal de São José dos Campos aprovou um Projeto de Lei para implementar a Faixa Azul - corredor exclusivo para motocicletas em avenidas de grande fluxo de veículos - na cidade. Ainda segundo a reportagem, mais de um motociclista morre por dia em decorrência de sinistros de trânsito em São Paulo.
Pedro Borges explicou que o motociclista é a maior vítima fatal no trânsito brasileiro, contabilizando cerca de quase quatro mortes a cada dez envolvidas em sinistros de trânsito.
“É importante sim que o poder público e a sociedade pensem em soluções para a maior segurança dos motociclistas. Sejam essas soluções intervenções na própria infraestrutura das vias, na sinalização, ou até mudanças no comportamento dos motociclistas.”
Assista à reportagem completa:
Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP
Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.