CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre a importância da implantação da Faixa Azul em trechos da cidade de São Paulo para os motociclistas
O Jornal da Rádio BandNews FM da última sexta-feira (07), conversou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, para esclarecer algumas dúvidas a respeito da implementação da Faixa Azul e sua eficácia para os motociclistas na cidade de São Paulo.
A prefeitura de São Paulo, por meio da SMT (Secretária de Mobilidade e Trânsito) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na quinta-feira (06), o trecho do projeto-piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da Av. dos Bandeirantes e da Av. Afonso D’Escragnolle Taunay, seguindo por esta até o Viaduto Aliomar Baleeiro, com extensão total, nas duas vias, de 8,5 km por sentido, somando 17 km.
As avenidas escolhidas são vias arteriais, com velocidade máxima limitada a 50 Km/h e volume médio de cerca de 20 mil motos/dia, por sentido. Essa modificação foi autorizada pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), vinculada ao Ministério da Infraestrutura, por meio da Portaria 1.015, de 5 de agosto de 2022.
Questionado sobre a avaliação dessa medida, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ressaltou que foi uma iniciativa positiva e que cumpriu com o objetivo esperado seguindo os três pilares principais da segurança no trânsito: engenharia; educação; esforço legal, entendido como a fiscalização.
“No ponto de vista de engenharia, houve um planejamento, um projeto, houve a identificação de uma necessidade de regulamentar algo que já acontecia, que eram as motos transitando nesse corredor. Do ponto de vista de educação, toda a sinalização educativa, sinalização de regulamentação e a própria cobertura da imprensa, levando essa informação para as pessoas que usam aquela faixa, também cumpriu esse papel do segundo E, de educação. E o terceiro E, que tem a ver com fiscalização, monitoramento, também foi muito presente durante esse período de avaliação.”
Assista a entrevista completa:
[/vc_column_text][vc_video link="https://youtu.be/LxQTGqaIvXQ" align="center"][/vc_column][/vc_row]
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Quanto custa uma vida?
Sinistro de trânsito com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais. Mais uma tragédia que está aí diante da realidade brutal das nossas estradas: o descaso que mata. Enquanto os corpos ainda são retirados das ferragens, começa o ritual do jogo de empurra-empurra [...]
Reunião do Programa Observatório Educa aborda Maio Amarelo e ‘Projeto Ver e Ser Visto’
Nesta sexta-feira, 04, foi realizada uma reunião on-line para o núcleo do Observatório Educa, de forma on-line. O encontro reuniu integrantes do Educa, Observadores Certificados e foi ministrado pela Coordenadora do Programa Educa, Cynthia Ramos, do Diretor de Operações do Observatório, Ronaldo Rodrigues da Cunha, e da Diretora de Impacto Social do Observatório, Giselle Marinho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.