A Faixa Azul é um projeto da prefeitura de São Paulo que cria uma pista exclusiva para motos em avenidas movimentadas da cidade. Iniciada em 2022, teve rápida expansão para se tornar uma bandeira eleitoral e deve chegar a 200 quilômetros no fim do ano. O head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Pedro Borges, foi um dos especialistas que falou ao Globo na última quarta-feira (19), sobre os resultados apresentados.
Segundo levantamento feito do Globo baseado em dados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), a nova faixa ainda não diminuiu o número de acidentes em quase nenhuma das oito vias analisadas — a exceção é a avenida Faria Lima.
Até o momento, existem 122 quilômetros da faixa exclusiva, em vias como a Faria Lima, 23 de Maio e Sumaré. Em maio, a prefeitura anunciou um total de quatro mortes de motociclistas em vias com a Faixa Azul desde o início da implementação do programa. O número, no entanto, chega a sete, segundo dados encontrados pela reportagem e depois confirmados ao GLOBO pela gestão Nunes.
Além disso, o número de sinistros envolvendo motocicletas e outros tipos de veículos em seis vias com Faixa Azul segue praticamente estável nos períodos de seis meses a um ano antes e depois da implementação da iniciativa (veja no gráfico). A reportagem analisou apenas as avenidas que completaram ao menos seis meses com a ferramenta e onde a iniciativa está presente em boa parte de ao menos um dos sentidos da avenida. Quando a análise foi feita, em maio, eram 17 vias na cidade com a faixa exclusiva.
“Ainda é muito cedo para dizer se a Faixa Azul teve resultados positivos ou negativos”, disse Pedro Borges, head de Mobilidade Segura do OBSERVATÓRIO. Ele apontou que a iniciativa é uma tentativa importante para a segurança dos motociclistas, mas cobra dados mais transparentes.
“Quando pensamos no diagnóstico de uma intervenção dessa magnitude, precisamos entender também o que acontece em vias que não estão com a Faixa Azul e comparar com as que têm. Não podemos usar ela como uma bala de prata, tudo o que se sabe é muito preliminar”, afirmou Borges.
Leia a matéria completa com os detalhes de cada óbito: https://oglobo.globo.com/brasil/sao-paulo/noticia/2024/06/19/bandeira-de-nunes-e-elogiada-por-boulos-faixa-azul-para-motos-vai-chegar-a-200-km-sem-dados-que-comprovem-eficacia.ghtml
Foto: Edilson Dantas/O Globo/Divulgação.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.