10ª edição da publicação contempla normas complementares como as novas Resoluções do CONTRAN e novas portarias do DENATRAN. Tudo comentado!
Já está à venda nas principais livrarias do país ou na editora Juruá, a décima edição doCódigo de Trânsito Brasileiro Comentado, atualizada até a Lei 13.103, de 2 de março de 2015; e até a Resolução do CONTRAN nº 523, de 25 de março de 2015.
A obra de autoria do Coronel Ordeli Savedra Gomes é uma publicação comemorativa, que tem prefácio do diretor-presidente do ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária), José Aurelio Ramalho.
Ordeli Savedra Gomes é assessor superior de Segurança no Trânsito, Tenente Coronel da Brigada Militar em Porto Alegre; e especialista em Legislação de Trânsito, além de Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO.
São 984 páginas, com uma linguagem clara12, objetiva e voltada para a atualização da legislação do Código de Trânsito Brasileiro Comentado e Legislação Complementar, nesta décima edição. Em 2009, já havia sido lançada uma edição especial em comemoração aos 172 anos da Brigada Militar. O livro está presente em todas as Unidades da Federação e também nos Tribunais Superiores, em Brasília.
A cada ano uma nova edição, com tiragem próxima de mil exemplares, contemplando as novas atualizações legislativas ocorridas, assim como em relação às normas complementares, como as Resoluções do CONTRAN e as Portarias do DENATRAN é publicada. “Para que possamos ter uma ideia, da nona edição, em 2014, para a atual, em 2015, surgiram cinco novas leis que alteraram o CTB”, comenta o autor.
Para todos os públicos
A publicação pode ser usada por um público diverso: professores, alunos nos cursos de instrutores de Centros de Formação de Condutores, profissionais de trânsito que fiscalizam, bem como qualquer cidadão interessado na legislação de trânsito e que busca conhecer, aprofundar ou se atualizar nos estudos e conhecimentos sobre segurança no trânsito.
Savedra Gomes serviu por ocasião do lançamento do seu primeiro livro - Código de Trânsito Brasileiro Comentado e Legislação Complementar - em 2006, por dez anos na Polícia Rodoviária Estadual do Rio Grande do Sul, é bacharel em Direito e professor de Legislação de Trânsito nos cursos de formação de instrutores do Detran/RS, realizados na Universidade de Santa Catarina.
Desde essa época, o autor via a necessidade de ter uma obra para facilitar a vida dos professores e alunos nos cursos – futuros instrutores de CFCs – e para os profissionais de trânsito que fiscalizavam, além de professores dessa temática.
Outras publicações
Em 2013, a editora solicitou ao especialista um novo livro, menor, com menos volume, voltado para um público mais específico: os concurseiros na área de trânsito. Surgiu, então, o Código de Trânsito Brasileiro com comentários especiais para concursos, hoje em sua 3ª edição e com 322 páginas.
Título: Código de Trânsito Brasileiro Comentado, atualizada até a Lei 13.103, de 2 de março de 2015; e até a Resolução do CONTRAN nº 523, de 25 de março de 2015.
Editora: Juruá
Ano – edição: 2015 – 10ª edição
Quantidade de páginas: 984 páginas
Onde comprar: Editora Juruá, endereço www.jura.com.br ou nas livrarias, devendo ser solicitado com o nome do livro ou do autor.
Investimento: O exemplar está à venda por R$ 269,90 (duzentos e sessenta e nove reais e noventa centavos).
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.