Matérias

Diversão e responsabilidade: Operação Carnaval Seguro educa condutores no Distrito Federal

As ações educativas foram realizadas pelo Detran-DF em parceria com o Observatório

Escrito por Portal ONSV

11 MAR 2025 - 11H10 (Atualizada em 11 MAR 2025 - 11H44)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em parceria com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária realizou ações educativas antes e durante o carnaval.

As ações ocorreram entre os dias 15 de fevereiro e 5 de março, abrangendo todo o período festivo do carnaval no Distrito Federal. As blitzes estavam presentes em blocos e desfiles, levando teatro, intervenções artísticas e educativas, jogos, além das ações legais, como abordagens e testes com etilômetros.

Neste ano, as ações foram antecipadas para atingir de forma mais significativa os motoristas (e foliões!). Foram abordados temas como a importância da segurança no trânsito, o planejamento nas ruas e estradas durante as festividades e, principalmente, os riscos de dirigir sob o efeito do álcool. O objetivo das ações foi intensificar as campanhas educativas neste momento crucial, que, por vezes, contribui para o aumento dos números de sinistros e vítimas.

Segundo o Detran-DF, 235 ações foram realizadas durante o período. Forças da segurança pública fiscalizaram todas as regiões administrativas do Distrito Federal, com foco em algumas áreas específicas. De acordo com o Departamento de Trânsito, as ações incluíram 35 blitzes, 40 patrulhamentos, 140 pontos de demonstração e 20 operações para fiscalização de estacionamentos irregulares.

Foram realizados mais de 4 mil testes com etilômetros (teste do bafômetro), e 403 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. O Detran-DF estima que mais de 48 mil pessoas participaram das ações.

Ao final das festividades, os blocos participantes receberam uma certificação do Detran-DF e do OBSERVATÓRIO, em reconhecimento ao seu compromisso com a segurança no trânsito.

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.