Ela está presente na maioria da frota que trafega por todo o País e virou praticamente um item adotado pelos motoristas como medida de segurança. Mas poucos motoristas sabem que as películas têm prazo de validade, normalmente indicado na nota fiscal concedida pela empresa que realizou a instalação. Quando não está em perfeita condições de uso, a película, além de evitar a proteção térmica ao veículo, também compromete a dirigibilidade. De um modo geral, as películas de boa qualidade podem durar de três a dez anos.
As películas que reduzem a transmissão de luz para o interior dos carros foram criadas inicialmente para proteger o veículo da incidência dos raios UVA e UVB. A Resolução n° 254/2007 do Conselho Nacional de Trânsito é clara ao especificar que a transmissão luminosa não pode ser inferior a 75% para vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros necessários às condições de dirigibilidade.
Reconhecer os sinais de desgaste pode ser mais fácil do que se imagina. Um deles é o descolamento. Outra indicação de que o prazo de validade se esgotou é a formação de bolhas. José Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, organização não governamental sem fins lucrativos que atua como agente propagador de ações de segurança viária e veicular, observa que o Brasil é um dos poucos países no mundo onde a película é adotada em massa. Mas recomenda que a instalação seja feita em empresas com referências.
“Não há uma regularidade no mercado em torno da durabilidade da película. É preciso prestar atenção ao prazo da garantia estabelecido pela empresa que faz a instalação, que está em torno de dois anos”, comenta Ramalho.
Para retardar a troca da película, evite:
t
t
t
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.