Quem nunca se sentiu inseguro ao abastecer em algum estabelecimento, que atire a primeira pedra. Os cuidados devem ser os mais variados, tanto para evitar problemas com combustível adulterado, quanto para evitar riscos de explosão ou incêndio, alerta o ONSV (OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária).
Pelo fato desta ser uma tarefa corriqueira, muitas vezes, podemos ficar distraídos e não dar importância a detalhes que fazem toda a diferença ao se dirigir a um posto de gasolina.
A primeira dica, de acordo com o OBSERVATÓRIO, é sempre buscar um posto de sua confiança ou abastecer em postos com bandeira. “Antes mesmo de entrar em um posto de gasolina, dê uma boa olhada no local, os preços dos combustíveis devem estar bem expostos e legíveis, bem como o quadro de aviso da ANP (Agência Nacional de Petróleo) contendo a razão social do posto, o vínculo com a agência e os respectivos telefones de contato”.
Informe ao frentista o tipo de combustível adequado para seu veículo e fique atento: veja se a bomba está zerada e observe os valores durante o abastecimento. “Procure saber quantos quilômetros seu veículo faz com o litro de combustível, pois isso pode ajudá-lo a saber se houve adulterações. Caso desconfie de um determinado posto, você pode pedir os testes de qualidade e de quantidade, é um direito seu”, defende a entidade de segurança viária.
Alguns procedimentos para abastecer com segurança são necessários:
- é preciso estar atento e respeitar as indicações de segurança expostas nos postos: não fumar, não falar ao celular e nem deixar o veículo ligado, além de tomar o cuidado de não entrar e sair do carro durante o abastecimento, pois as batidas de porta podem gerar faíscas.
- Em pé do lado de fora do veículo, libere a eletricidade estática acumulada tocando em qualquer parte da lataria. Os vapores dos combustíveis são altamente inflamáveis, mesmo em pequenas quantidades, então evite riscos.
- Após o abastecimento, verifique se a tampa de combustível está fechada corretamente.
- Ao dirigir-se ao posto para abastecer o veículo, aproveite para fazer a calibragem dos pneus do seu veículo e verificar itens como nível do óleo, a água, entre outros.
A segurança é uma responsabilidade do condutor que pode, com comportamentos preventivos e adequados, ampliar a proteção de todos.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.