O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou, no dia 31 de maio, a Portaria nº 649 que instituiu o GT (Grupo de Trabalho) para a segunda fase de revisão e análise do Pilar 5 - Atendimento às Vítimas, do PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). Gustavo Fraga, que coordena a Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM (Faculdade de Ciências Médicas) da Unicamp e, membro consultor para a área de Saúde do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), integra a equipe como representante suplente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado do Distrito Federal (SBAIT).
No mesmo dia de publicação da portaria, o Ministério de Infraestrutura (MInfra) realizou uma live em seu Canal no Youtube, com a participação de especialistas, nacionais e internacionais, em segurança viária. Na ocasião, foram apresentados dos avanços na revisão do PNATRANS, um dos temas-chave da Agenda Regulatória do DENATRAN para 2021.
Participaram do evento do MInfra como convidados, o secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa; o diretor-geral do Denatran, Frederico Carneiro; o especialista em Visão Zero e Estratégias de Segurança Viária (Holanda), Fred Wegman; o Conselheiro Sênior de Mobilidade Urbana do WRI, Sergio Avelleda; o coordenador nacional da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, Dante Rosado, os analistas seniores de Mobilidade Ativa do WRI Brasil, Diogo Lemos e Andressa Ribeiro; além dos coordenadores e secretários executivos dos Grupos de Trabalho de revisão do PNATRANS.
Leia a matéria completa e assista ao evento na íntegra, em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/relacoes-publicas/saladeimprensa/docente-da-fcm-integra-gt-do-denatran-para-reducao-de-mortes-e-lesoes-no-transito
Foto: Reprodução FCM/Unicamp
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.