Mais de 200 representantes de quase trinta países participaram do IV CISEV (Congresso Ibero-americano de Segurança Viária) entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro de 2014, na cidade de Cancun, México. O Congresso tomou como referência os pilares da Década de Ação de Segurança Viária das Nações Unidas e discutiu entre outros temas a gestão da segurança viária, o desenho de vias para uma mobilidade segura, a promoção de veículos mais seguros e um atendimento rápido e eficiente para os feridos no trânsito na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.
Ao fim das inúmeras sessões técnicas e científicas do Congresso, os participantes finalizaram um documento chamado Declaração de Cancun que elege várias ações importantes para que os países possam cumprir a meta proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir em 50% o número de mortos e feridos no trânsito de todo o mundo até 2020. Leia na íntegra a Declaração de Cancun.
Membro do Comitê Científico Internacional do Congresso, o Observatório levou dois temas distintos para apresentar aos congressistas: na área de mobilização e conscientização foi explanada a repercussão do Movimento Maio Amarelo no Brasil e em alguns países nesse ano de lançamento do Movimento; e na área de gestão e estatísticas de trânsito, foi apresentado o SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), um sistema desenvolvido pelo Observatório para agregar o maior número de informações sobre acidentalidade de trânsito em todo território nacional e com isso, ajudar os gestores a trabalhar de forma mais pontual em cada cidade do país.
O evento também contou com a presença de números stands de empresas especializadas em segurança viária com tecnologias das mais variadas possíveis para tentar reduzir o número de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. Dados da ONU apontam que, somente em 2013, cerca de 1 milhão e duzentas e quarenta mil vidas foram perdidas.
Organizado pelo IVIA (Instituto Ibero-americano de Segurança Viária), o CISEV teve o apoio da Secretaria de Comunicações e Transportes do México, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento da América Latina, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Direção Geral de Tráfico do Governo de Espanha e a Secretaria Geral Ibero-americana.
Jacobo Diaz Pineda, presidente do IVIA, anunciou na cerimônia de encerramento que três países se candidataram para sediar a V edição deste importante fórum para a análise de problemas de segurança viária: Brasil, Chile e Paraguai. Ainda não há data marcada para o anúncio da escolha da próxima sede.
[gallery size="large" link="file" ids="1548,1549,1550,1552,1553,1554"]
CEO do Observatório participa de reunião técnica sobre álcool e direção, em Brasília/DF
Nesta terça-feira, 08, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, marcou presença em um importante encontro promovido pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça.
Nova fase da parceria com o Observatório fortalece ações do iFood pela segurança no trânsito
O iFood – empresa brasileira de tecnologia e referência em delivery de alimentos na América Latina – renova sua parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. A colaboração vai além do apoio financeiro: a empresa também passa a integrar o Conselho do Observatório, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de estratégias e decisões voltadas à promoção de um trânsito mais seguro para todos — especialmente no contexto da mobilidade e das entregas urbanas.
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.