O pneu do veículo furou no meio da estrada ou em uma via com grande fluxo de veículos. A pergunta, em consequência, é imediata: em que condições estárá o estepe? O condutor consciente o mantém sempre em bom estado, inclusive calibrado. Outra preocupação, em especial de condutores pouco acostumados à troca de pneus é como usar os dispositivos do kit para essa finalidade.
Localizado, na maioria dos automóveis, no porta-malas do veículo, sob um tapete, ele é indispensável para trocar pneus. É composto por triângulo, macaco, chave de roda e estepe. E a utilização de cada um desses itens é bastante simples.
O triângulo, que é um item de segurança, deve ser usado não apenas em caso de troca de pneu, mas em todas as situações em que o veículo estiver parado em uma via, por falha ou defeito mecânico. O ideal, para alertar outros motoristas que circulem pela via, é que ele seja colocado, no mínimo , a 30 metros de distância da traseira do veículo parado.
Em caso de parada motivada por acidente, é recomendado que a velocidade da via seja levada em conta para que a sinalização seja marcada. Ou seja, em uma via em que a velocidade seja 80km/h, por exemplo, devem ser contados 80 passos do veículo. Em situação de chuva ou neblina, o dobro da distância deve ser levado em conta até o ponto onde o triângulo será colocado. O triângulo deve ficar sempre em pé.
Ao macaco cabe a sustentação do veículo no ar enquanto é feita a troca do pneu. Ele deve ser encaixado no friso localizado na lataria (em veículos mais novos há indicação do local correto do encaixe). Antes de colocá-lo nunca se esqueça de verificar se o freio de mão do veículo esteja puxado e que o macaco esteja firme. Caso contrário há risco de acidente.
No caso da chave de rodas, vale ressaltar que as mais novas têm formato de L e que algumas vêm com adaptador que facilita o afrouxamento dos parafusos do pneu. Depois de realizada a troca, cuide de apertar bem os parafusos para que o pneu fique firme.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.