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Com o Foco na Segurança

Escrito por Portal ONSV

02 MAI 2013 - 17H53

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O Brasil ocupa desonroso lugar no ranking de acidentes de trânsito. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária — ONSV —, entidade que analisa índices relacionados ao trânsito e desenvolve iniciativas para aumentar a segurança viária, o Brasil está atrás apenas de Índia e China no número de acidentes fatais — são cerca de 110 ocorrências/dia.

Não à toa, através dos dados da ONSV, a Michelin resolveu investir na fábrica de Itatiaia, interior do Rio de Janeiro, para produzir aqui o pneu Primacy 3, desenvolvido exclusivamente para veículos de passeio. Oferecido em 29 medidas diferentes — raios de 16, 17 e 18 polegadas —, o Primacy 3, de acordo com a fabricante, é mais seguro e durável, além de proporcionar maior economia de combustível.

Tais características do Primacy 3 se devem, ainda conforme a Michelin, à adoção de duas novas tecnologias. Uma delas é a Stabiligrip, que são blocos de borracha entre os sulcos do pneu. Estes blocos são capazes de aumentar a resistência e diminuir a deformação durante a rodagem.

Já a tecnologia Flexmax nada mais é do que um novo composto de borracha que faz com que o pneu se adapte melhor às imperfeições do piso, aumentando a área de contato, uma vez que os blocos de borracha contam com corte em 45º graus na banda de rodagem. E para comprovar a eficiência do Primacy 3, a Michelin recorreu às certificadoras alemãs TÜV Rheinland e DEKRA. Através de testes, as certificadoras atestaram que o Primacy 3 é capaz de ser 16% mais durável e proporcionar economia de até 2% no consumo de combustível. Isso porque apresenta resistência à rolagem 10% menor do que os pneus concorrentes.

O Primacy 3, ainda segundo os testes das duas certificadoras, consegue ser 12% mais aderente nas curvas. Os testes comprovaram também que o novo pneu da Michelin apresenta melhores índices de eficiência no quesito frenagem. De acordo com as certificadoras, veículos equipados com Primacy 3 podem frear três metros antes em pista seca e quatro metros antes em piso molhado do que veículos com outros pneus.

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