Matérias

Cintos merecem atenção para segurança de motoristas e passageiros, lembra ONSV

Escrito por Portal ONSV

09 AGO 2016 - 13H46

Condições das cintas, da trava e do fecho devem ser verificadas periodicamente e, no caso de substituição, o novo deve seguir rigorosamente as especificações e ser compatível com o veículo

Item indispensável para a segurança de condutores e passageiros, o cinto se segurança nem sempre é objeto de preocupação quando o assunto é a manutenção do veículo. Mas estar atento às condições dos cintos é tarefa fundamental para os que querem trafegar e conduzir passageiros com o menor nível de risco.

Quem se enquadra nesta categoria deve se ocupar com manutenção periódica deste item, que apresenta como defeitos mais comuns, danos na cinta ou problemas no fecho. Observar se o tecido não está desgastado e, ainda, se o cinto não está frouxo é importante porque, no caso de um acidente, seu funcionamento pode não ocorrer de forma correta, expondo os ocupantes do veículo às consequências de uma colisão, por exemplo.

Estar sempre atento às condições da trava é outra dica. O fecho deve ser inspecionado periodicamente e para atestar seu perfeito funcionamento, ele deve encaixar com facilidade e travar, além de ser destravado corretamente quando acionado. A durabilidade do cinto de segurança depende muitas vezes das condições às quais o veículo é exposto. Quando for trocá-lo, em caso de necessidade, procure se informar se o equipamento é adequado às especificações de seu veículo.

Afinal, é de senso comum a informação de que os cintos de segurança recebem carga considerável de esforço em casos de colisões. E que mantê-los em perfeitas condições pode garantir a segurança de passageiros e condutores. Portanto, para evitar danos consequentes de acidentes não basta apenas usar o cinto. Mais que isso, é preciso estar atento à sua manutenção.

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.