Embora fracas, as chuvas constantes neste final de Outono, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país, oferecem riscos aos condutores de veículos, seja nas vias urbanas ou nas rodovias. No interior de São Paulo, por exemplo, desde o final de maio, elas têm ocorrido várias vezes em um único dia em algumas localidades.
A chuva é uma das principais causas de acidentes graves nas vias e rodovias do país. E os condutores de veículos devem estar atentos ao trafegarem nessas condições. O engenheiro Paulo Guimarães, diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) alerta que alguns cuidados com o veículo devem ser redobrados para enfrentar este período.
Segundo ele, estar atento às condições dos pneus, ao freio e à luz de freio é fundamental para que acidentes sejam evitados. “A luz de freio é o alerta para o condutor que vem atrás, em caso de necessidade de ter de frear o veículo. Se a luz estiver queimada, por exemplo, ele não perceberá a frenagem do veículo que o antecede, correndo o risco de uma colisão ocorrer”, explica.
A ocorrência de chuva faz também com que as pistas fiquem escorregadias, o que pode provocar deslizamento em casos de mudanças de faixa ou de freadas bruscas. As poças d´àgua que se formam podem provocar a perda de direção do veículo.
O aconselhável, orienta Guimarães, é que os pneus do veículo estejam em boas condições, para garantia da aderência ao asfalto, reduzindo desse modo, os riscos em pistas molhadas. Assim como eles, o freio e as luzes do veículo devem estar em perfeitas condições. Limpadores de para-brisa, igualmente, quando em boas condições de uso, têm importância relevante na garantia de uma direção segura em períodos de chuvas. Veja abaixo algumas dicas para enfrentar essa condição climática.
- Mantenha sempre em boas condições os pneus, freio, luz de freio e faróis
- Pneus devem estar bem calibrados
- Evite frear bruscamente
- Utilize o ar-condicionado, ou o desembaçador, ou, ainda, abra um pouco os vidros para que o ar circule no interior do veículo, evitando, assim, que os vidros fiquem embaçados
- Mantenha distância segura do veículo que vai à sua frente
- Quando for mudar de faixa sinalize com a seta
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.