Na última quinta-feira (26), o CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou de um exercício de simulação de sinistro com múltiplas vítimas realizado na Faculdade de Ciência Médicas - Humanitas, em São José dos Campos/SP.
O sinistro que envolveu a colisão entre dois veículos de passeio e uma motocicleta, com 12 vítimas, teve o objetivo de treinar as equipes de socorro para uma resposta mais rápida, além de integrar as equipes de resgate, segurança e saúde, padronizar os protocolos e medir a eficiência dos procedimentos de socorro no local do sinistros, de retirada das vítimas, atendimento médico e transporte até o pronto socorro.
O impacto simulou vítimas presas em ferragens, enquanto outras foram projetadas para fora do veículo, simulando cada momento que faz parte do resgate de vítimas de sinistros, desde o acionamento do socorro até o atendimento da vítima no hospital.
"Um dos pilares do PNATRANS é dedicado ao atendimento das vítimas, que tem como iniciativas o fortalecimento da assistência médica profissional e dos sistemas de resposta e atendimento às ocorrências com vítimas de trânsito. Esse tipo de exercício serve para aprimorar a capacitação e o preparo dos profissionais de saúde para atendimentos pré-hospitalares e hospitalares, que podem ser a diferença entre a vida e a morte das vítimas de sinistros de trânsito. Além disso, serve como estímulo para despertar o interesse dos estudantes de medicina para o atendimento de trauma, e fortalece a integração, coordenação e cooperação das entidades e profissionais responsáveis pelos atendimentos.", disse Paulo Guimarães.
Além do Observatório, o simulado contou com as seguintes participações: secretarias de Saúde, Educação e Mobilidade, de São José dos Campos/SP, 11º Grupamento de Bombeiros de Polícia Militar, 46º Batalhão da PMESP, Faculdade de Ciências Médicas - Humanitas, Consavap, SAMU, SPDM, Defesa Civil, Jonhnson e Jonhson, Emercor e Detran/SP.
De acordo com a organização, o simulado atendeu aos objetivos propostos de testar a capacidade, resposta e a integração das equipes envolvidas no exercício.
Confira algumas fotos da simulação:
1/6
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.