O CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, participou na última sexta-feira (6) de uma live no Instagram junto com a Observadora Certificada, Jackeline Santos, através do perfil Rádio em Trânsito, considerada a primeira rádio web que informa, orienta e entrevista pessoas da área de trânsito.
Durante a live, Paulo Guimarães pôde se apresentar e comentar um pouco sobre a trajetória dele trabalhando com a segurança viária. O CEO ainda apresentou o que é o Observatório, qual seu propósito e como trabalha através dos eixos de atuação. Além de comentar sobre o Movimento Maio Amarelo e seu alcance atualmente, de forma internacional.
Jackeline pediu para que o CEO explicasse um pouco de como foi o Encontro Nacional de Observadores Certificados (ENOC) de 2024, que ocorreu na última semana. Paulo contou que o evento ocorreu junto com o Connected Smart Cities & Mobility, em dois dias, sendo o segundo, com uma programação exclusiva para os observadores. (saiba mais)
"O nosso objetivo é esse, proporcionar para os OCs um ambiente de crescimento profissional. Além de ampliar nossa inserção na sociedade por meio da rede de Observadores Certificados", comentou Paulo Guimarães.
Considerando que o Observatório se relaciona com empresas, municípios, estados e o Governo Federal, Jackeline questionou a Paulo, qual dessas vertentes poderia causar mais "dificuldade".
"Tem uma influência muito grande dos gestores do momento. Não vejo como dificuldade e facilidade, são momentos e pessoas. Eu acredito muito no trabalho integrado, maior dificuldade ou maior facilidade não tem. Mas acho que, o que deveria ser priorizado são os municípios. Principalmente agora nesse novo ciclo, com novos prefeitos que estão pra chegar. Então se eu pudesse, eu direcionaria esforços nos municípios que, afinal, é onde o trânsito acontece.", respondeu o CEO do Observatório.
Jackeline e Paulo também comentaram sobre a importância dos gestores dos municípios olharem para a segurança viária, colocando o ser humano como peça central da mobilidade humana, além de relacionar a saúde pública com o trânsito.
"Hoje, 60% dos leitos hospitalares são ocupados por sinistros de trânsito.", disse a Observadora Certificada, Jackeline Santos.
"O trânsito não é só a movimentação de veículos, mas de pessoas. Ter o ser humano como peça central, muda o jogo no ponto de vista de visão de estratégia da política pública. Fazer essa mudança, chamar a atenção do gestor público de que quando for fiscalizar a manutenção da via pública, não é só de guia a guia, é de portão a portão, de muro a muro.", complementou Paulo Guimarães.
Além disso, também foi comentado sobre a importância de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a insegurança no trânsito.
Membro do Conselho Deliberativo do Observatório fala sobre mortes de motociclistas no estado de São Paulo, para a Rádio Bandeirantes
No dia 30 de dezembro, o membro do Conselho Deliberativo do Observatório, Professor Jorge Tiago Bastos, foi o convidado do programa Bandeirantes Acontece, da Rádio Bandeirantes. O especialista falou sobre o aumento das mortes no trânsito, abordando, principalmente, os óbitos de motociclistas no Estado de São Paulo.
Observatório disponibiliza dados consolidados do DATASUS 2023
Observadora Certificada participa de ação voltada para a saúde de motoristas em Alhandra/PB
Na última sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu a ação denominada Operação RODOVIDA, na cidade de Alhandra, no estado da Paraíba. A etapa da operação ocorreu na unidade da PRF localizada no município.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.