Ação destacou a conscientização para o trânsito seguro durante o Maio Amarelo
A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) Distribuição S.A., por meio da DPAD/DVGM (Divisão de Gestão de Mobilidade), em parceria com a CIPA da Administração Central e com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, realizou palestra online com o tema “Condução Econômica e Segura”, com objetivo de conscientizar os colaboradores em maio, mês em que se promove o Movimento Maio Amarelo.
Com apresentação do gerente Eduardo Perozin (DPAD/DVGM), o encontro também contou com a saudação do gerente do Departamento de Administração (DPAD), Jorge Luiz Pereira, e do gerente do Departamento de Segurança, Saúde e Bem Estar (PRE/DPSS), Ricardo Furlanetto. Com mais de 150 expectadores ao vivo, o evento foi conduzido pelo palestrante Wallace Silva de Sousa, pós-graduado em Direito de Trânsito e Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO desde 2020.
Sousa abordou a importância na combinação de segurança e economia na condução do veículo, além da maneira correta de se utilizar os recursos e dispositivos do automóvel, como freio, acelerador, tanque de combustível e a manutenção periódica dos itens como pneus, por exemplo.
O palestrante criticou a ausência de conteúdos como esse no CFC (Curso de Formação de Condutores). “O CFC tem sua importância no papel da educação, mas não é suficiente para dirigibilidade, pois o aluno aprende somente o necessário para passar na prova, porém o mais importante se aprende somente no dia a dia”. Ele ainda completou: “Os recursos tecnológicos do veículo perdem eficiência se não houver treinamento específico para a utilização correta”.
Wallace trouxe diversas dicas importantes. Veja alguns pontos importantes dessa apresentação:
Sempre que possível, transite com o veículo com tanque pela metade ou mais. Dessa maneira, evita- se maior evaporação do combustível, trazendo maior economia. Quanto à segurança do veículo, esse ponto é importante porque quanto maior volume de combustível no tanque, menor é o risco de aquecimento excessivo no recipiente, prevenindo a queima da bomba de combustível.
Se avistar algo em que seja necessário frear ou diminuir a velocidade significativamente, utilize a direção defensiva: mantenha a pressão constante nos pedais e, assim que necessário, tire o pé do acelerador e use a inércia. Só depois disso, acione o freio. Assim você evita a frenagem brusca que, além de perigosa, gasta os recursos do veículo mais rapidamente.
[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_gallery interval="3" images="29793,29795" img_size="full"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_column_text]
A figura ao lado ilustra um veículo em uma subida. Neste caso do exemplo, a indicação é que se faça a maior parte da aceleração no início da subida, com menos aceleração no fim. Dessa maneira, além de gerar economia por forçar menos o motor, ainda garante melhor tempo previsibilidade ao condutor quanto ao caminho à sua frente.
[/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"]
Outras dicas abordadas durante o evento:
Com informações de Nani Rosa (DPGP/Supervisão de Comunicação Interna)
[vc_separator type="transparent"]
Nova fase da parceria com o Observatório fortalece ações do iFood pela segurança no trânsito
O iFood – empresa brasileira de tecnologia e referência em delivery de alimentos na América Latina – renova sua parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. A colaboração vai além do apoio financeiro: a empresa também passa a integrar o Conselho do Observatório, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de estratégias e decisões voltadas à promoção de um trânsito mais seguro para todos — especialmente no contexto da mobilidade e das entregas urbanas.
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Quanto custa uma vida?
Sinistro de trânsito com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais. Mais uma tragédia que está aí diante da realidade brutal das nossas estradas: o descaso que mata. Enquanto os corpos ainda são retirados das ferragens, começa o ritual do jogo de empurra-empurra [...]
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.