Observador Certificado ressalta necessidade de políticas públicas para reduzir ocorrências de trânsito
Conforme levantamento da reportagem do Jornal do Commercio e da Rádio Jornal de Pernambuco, nem mesmo a pandemia de covid-19 foi suficiente para reduzir o número de vítimas no trânsito brasileiro. Para comentar sobre os dados apresentados pela matéria, o repórter Max Augusto conversou com o Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Emanuel Plácido.
Segundo dados do Ministério da Saúde em 2021, em média 642 pessoas foram internadas por dia na rede pública de saúde com lesões causadas por sinistros de trânsito. O número é um recorde. Para se ter uma ideia, dez anos atrás, esse total era 34%. Em 2011, a média diária era de 480 internações. Em 2020 também não foi diferente, mostrando que as medidas de distanciamento social exigidas pela pandemia não conseguiram impedir aumento da violência no trânsito.
Quando o recorte é feito a partir dos dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), o país registrou em 2020, 188 mil internações de pessoas envolvidas nesse tipo de sinistro. Já em 2021, o número aumentou 24%, indo para 234 mil.
Segundo o especialista em segurança no trânsito e Observador Certificado, Emanuel Plácido, o aumento nos índices está diretamente ligado ao fator humano. “A falta de conscientização dos condutores, dos pedestres, das pessoas que utilizam as nossas vias públicas é uma das principais causas desses eventos. Precisamos de políticas públicas voltadas ao ser humano, políticas que façam com que o impacto numa ocorrência desses eventos não cause lesões graves ou mesmo leve a morte”, argumentou.
Ouça a matéria completa:
[audio mp3="https://www.onsv.org.br/wp-content/uploads/2022/10/Radio_jornal_Pernambuco_OC_Emanoel_Placido_transito_brasileiro_covid_19.mp3"][/audio]
OBSERVATÓRIO celebra 6 Anos do Movimento A Voz Delas
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) marcou presença no evento que celebrou os seis anos do Movimento A Voz Delas, realizado na quinta-feira, 20 de março de 2025, às 08h, na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na Avenida Alfred Jurzykowski, em São Bernardo do Campo/SP. Este evento foi uma oportunidade para destacar e comemorar as conquistas do movimento desde sua criação.
Quanto custa uma vida?
Sinistro de trânsito com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais. Mais uma tragédia que está aí diante da realidade brutal das nossas estradas: o descaso que mata. Enquanto os corpos ainda são retirados das ferragens, começa o ritual do jogo de empurra-empurra [...]
Reunião do Programa Observatório Educa aborda Maio Amarelo e ‘Projeto Ver e Ser Visto’
Nesta sexta-feira, 04, foi realizada uma reunião on-line para o núcleo do Observatório Educa, de forma on-line. O encontro reuniu integrantes do Educa, Observadores Certificados e foi ministrado pela Coordenadora do Programa Educa, Cynthia Ramos, do Diretor de Operações do Observatório, Ronaldo Rodrigues da Cunha, e da Diretora de Impacto Social do Observatório, Giselle Marinho.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.