Destaque para ações elaboradas a partir do programa Educa na implementação da Educação para o Trânsito na rede pública de ensino do estado
O programa Brasil Caminhoneiro da RecordTV, do último sábado (05), destacou o prêmio nacional de Educação para o Trânsito recebido pelo estado de Alagoas, por levar a Educação para o Trânsito aos alunos do 1º ao 9º ano da rede pública de ensino, com a implementação de ações elaboradas a partir do programa Educa - desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Conforme explicou a diretora de Educação do Detran de Alagoas, Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO e coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa, Edira Soares, “essa premiação é para um projeto de educação para o trânsito que além da resolução do Contran, que trata das campanhas educativas, teve os conteúdos do Educa como fonte de inspiração para a produção dos filmes “Jogo de certo e errado”, e de jogos educativos disponibilizados para as escolas participantes do programa Educa em Alagoas, e a arte, para os demais municípios do país.”
Em Alagoas, cerca de 38 mil alunos foram beneficiados com o programa Educa nos municípios de Arapiraca, Maragogi, Japaratinga, Rio Largo e Marechal Deodoro, estes últimos iniciam o Educa em 2023. Arapiraca foi o município pioneiro na implantação do programa. Essa premiação foi uma surpresa para Edira, que trabalha na área de projetos de gestão de educação desde 2013, esse é um grande reconhecimento, “o prêmio Senatran, é o maior prêmio do país na área de educação para o trânsito”, ressaltou.
O projeto de Educação para o Trânsito para alunos da rede pública de ensino, o Educa, desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO, apoiado pela Federação das Indústrias do estado de São Paulo, pela Fundação Habitacional do Exército e pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, leva um programa completo de Educação para o Trânsito para 300 mil crianças em todo o Brasil.
A EMEB Esperidião Francisco Nogueira, de Maragogi, foi o cenário da reportagem que apresentou o Educa e a premiação nacional de 2022, na área de educação, concedida pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para Alagoas, no quadro Segurança é Aqui com Garonce, do Brasil Caminhoneiro.
“Nós trabalhamos com a premissa de que o processo educativo deve ser continuado para surtir efeito, não podem ser ações pontuais. O principal objetivo na disseminação do Juntos Salvamos Vidas, mostrar que no trânsito, o mais importante são as pessoas, as vidas a serem preservadas”, reforçou Edira Soares.
O Programa Educa
O Educa está atualmente em oito estados brasileiros, sendo quatro do Nordeste: Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Alcança 662 escolas, 300 mil estudantes e aproximadamente 5 mil educadores. O OBSERVATÓRIO participa junto à Senatran de todas as etapas do Educa no País.
Os livros passaram por revisão técnica – tendo em vista as recentes alterações no Código de Trânsito Brasileiro -, realizadas pelos Observadores Certificados: Francisco Garonce, Edira Soares, Abimadabe Vieira, Adelmo Amorim, Ronaro Ferreira e, Jamil Megid Junior. O trabalho de revisão foi coordenado por Francisco Garonce.
Fazem parte da Coordenação Nacional de Suporte Pedagógico os O.C’s: Abimadabe Vieira (PB); Adelmo Amorim (BA); Edira Soares (AL); Ronaro Ferreira (MG) e, neste ano passou a integrar a equipe Stefania Alvise (MG). Edira Soares é coordenadora da equipe, neste ano, com a ampliação da estrutura do programa Educa, Adelmo Amorim, foi convidado para atuar como coordenador Adjunto.
“Além da coordenação nacional, temos mais dez Observadores Certificados atuando nos serviços de suporte remoto e de interação com os municípios. Além disso, pelos menos 30 Observadores locais, atuam em cada município do projeto. Para a realização da matéria em Maragogi e Japaratinga contamos com o apoio do Observador Certificado local e conselheiro do Detran de Alagoas, João Batista. A arte dos jogos foi disponibilizada pelo Detran de Alagoas para que possa ser replicada em outros municípios do país”, conforme destacou Edira Soares.
Assista ao programa:
[vc_video link="https://youtu.be/uEUIvlsMD4Q" align="center"]
Transportadora Porto Ferreira adere ao Selo Mobilidade Segura
Ao longo de mais de quatro décadas, a TPF consolidou diversos segmentos e hoje é referência no transporte rodoviário de cargas. Contando com uma equipe altamente qualificada e equipamentos adequados, a TPF está preparada para transportar uma ampla variedade de cargas dentro de rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Observadora Certificada participa de homenagem às vítimas de trânsito, em Cabedelo/PB
A Observadora Certificada, Abimadabe Vieira participou de um evento de homenagem em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. A cerimônia aconteceu na última terça-feira (18), na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba.
Observador Certificado fala sobre estacionamentos privativos para portal de Assis/SP
O Observador Certificado e Instrutor de Trânsito, André Ferreira, abordou em artigo ao portal AssisCity sobre a prática de estacionamentos privativos em estabelecimentos comerciais e repartições.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.