Matérias

Bom senso e gentileza para conseguir a vaga dos sonhos

Escrito por Portal ONSV

14 JAN 2014 - 18H04

"Bom

Frequentar shoppings durante os meses de novembro e dezembro pode ser sinônimo de incômodo para diversas mulheres que dirigem. A simples ideia de disputar uma vaga no estacionamento pode provocar arrepios, mas é possível evitar alguns problemas ao adotar procedimentos de direção defensiva, exercitar a gentileza, e nunca dispensar a disposição para eventuais percalços.

José Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária,organização não governamental sem fins lucrativos que atua como agente propagador de ações de segurança viária e veicular, diz que é possível evitar situações de estresse e conflito mesmo em períodos como o fim de ano, em que naturalmente os shoppings recebem mais clientes. Ramalho explica que um bom caminho é a praticidade.

“O ideal é procurar horários alternativos aos períodos de maior fluxo, que ocorrem na hora do almoço e no fim do dia. Se isso não for possível, a gentileza e o bom senso devem prevalecer”, comenta.

Ramalho destaca que é curioso o motorista adotar um comportamento, muitas vezes, antagônico em termos de educação e solidariedade com relação ao próximo quando está ao volante. “Geralmente, pessoas que dão a vez em elevadores e são gentis em outras situações mudam de comportamento ao volante. As campanhas de educação existem para transformar esse cenário”, ressalta.

Para quem não tem tempo disponível e precisa enfrentar a maratona de compras nos horários de maior movimento, algumas atitudes práticas ajudam no sucesso pela busca da vaga em menor tempo possível. Ramalho orienta a procurar por locais mais afastados das áreas que dão acesso aos corredores dos shoppings.

“As vagas mais próximas desses locais são mais disputadas e, portanto, o movimento de pedestres nas áreas próximas ao carro é muito maior. Isso facilita incidentes como as mossas nas laterais dos veículos, por exemplo. É um bom momento de exercer a cidadania e deixar esses locais para quem realmente tem dificuldade de se locomover a pé”, aconselha. “Outra boa dica é buscar vagas em áreas externas, geralmente, menos cobiçadas”.

Sete passos para a tão sonhada vaga

    t

  • Não insista em andares lotados, a espera por um cliente que está deixando o shopping pode ser mais demorada do que manobrar em direção a outros andares.
  • t

  • Fique de olho para não estacionar em locais destinados a deficientes e idosos;
  • t

  • Cuidado com vagas em áreas estreitas. No fim do ano, o volume de compras aumenta, e o motorista do carro ao lado pode provocar uma avaria no seu veículo, sem intenção, ao tentar acomodar as compras dele.
  • t

  • Procure áreas mais afastadas dos setores que dão acesso direto à parte interna do shopping;
  • t

  • Não buzine nos estacionamentos, evite se estressar e irritar os demais motoristas. Todos estão ali em prol do espírito natalino, busque a amabilidade.
  • t

  • As áreas de estacionamento externas são menos procuradas e podem ser boas opções.
  • t

  • Quanto mais longe das áreas de acesso ao interior do shopping maior a chance de conseguir uma vaga em dias de muito fluxo. Aproveite o trajeto entre o local de estacionamento e o interior do shopping para aumentar o número de passos efetuados durante o dia, o coração vai agradecer.

SITE_NOVO (6)
Observadores Certificados

Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais

Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.

SITE_NOVO (4)
Matérias

Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP

O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Reunião PL
Matérias

Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online

Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.