As comissões de Saúde; e de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados debateram na última terça-feira (12) os benefícios da readequação de velocidades nas cidades brasileiras, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, representado pelo head de Comunicação e Marketing, Rodrigo Ribeiro, representou a entidade na reunião.
Também participaram da reunião, Adrualdo de Lima Catão, Secretário Nacional de Trânsito; Letícia de Oliveira Cardoso, Diretora do Departamento de Análises Epidemiológicas e Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; Marcos Daniel Souza dos Santos, Diretor do Departamento de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano da Secretaria Nacional de Mobilidade; Bruno Rizzon, representante da WRI Brasil.
Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA; Victor Pavarino, Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-Intencionais da Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial da Saúde no Brasil; Eduardo Bohn, representante da Fundação Thiago Gonzaga (FTG); Ciro Birdman, representante da FGV; e Evangelina Vormittag, representante do Instituto Saúde e Sustentabilidade.
O pedido para realização da audiência foi apresentado pelos deputados Juninho do Pneu (União-RJ) e Silvia Cristina (PL-RO). Eles lembraram que a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) elegeu o planejamento urbano como instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades, definindo em suas diretrizes, a “prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados”.
Conforme explicou o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO em sua fala, “Nós temos vários motivos para apoiar o projeto. A OMS já coloca a velocidade como um dos principais fatores de risco das ocorrências de trânsito. A maioria dos acidentes acontecem por algum tipo de imprudência.”
Rodrigo Ribeiro destacou também dados de estudos realizados pelo OBSERVATÓRIO em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná) que reforçam o apoio da entidade a esse projeto de readequação de velocidades nas cidades.
“O Brasil é o terceiro país mais violento do mundo, uma das principais mortes das crianças e adolescentes, de 01 a 14 anos, e para embasar, não sei se a Dra. Letícia que trouxe também ou o secretário Adrualdo, fazendo a relação da velocidade com as ocorrências e outro estudo que foi o estudo naturalístico, realizado na cidade de Curitiba, nos trouxe, que a cada 1 km, para aquelas pessoas que excederam os limites de velocidade, se ganha 8 segundos por km, ou seja, é pouco para o impacto que isso pode causar em mortes e lesões no trânsito. Então a gente apoia o projeto”, finalizou.
Segundo os autores do requerimento, apesar da legislação federal, as cidades seguem priorizando carros em seu planejamento, sem integrar de maneira efetiva o transporte público, gerando altos custos ambientais, sociais, econômicos e políticos. "As vias das cidades não são amigáveis para quem caminha ou pedala, e a velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta", argumentaram.
Conheça mais sobre o PL 2789: https://transitandopelavida.org.br/salvando-vidas/
Assista à sessão completa:
Fonte: Agência Câmara de Notícias
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: