O jornal Vanguarda, da Rede Vanguarda – afiliada à TV Globo no Vale do Paraíba e região -, da última terça-feira (21), alertou para o aumento de mortes em ocorrências de trânsito em São José dos Campos, no interior do estado de São Paulo. O CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, foi consultado pela reportagem para avaliar soluções para a redução desses sinistros fatais na região.
Segundo levantamento da reportagem, baseada em dados do Infosiga - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, de janeiro a setembro de 2023 foram registradas 62 ocorrências de trânsito com vítimas fatais, no comparativo do mesmo período em 2022 foram registrados 52 óbitos, aumento de 19%.
Ainda conforme o levantamento, a maioria das vítimas desses sinistros têm idade entre 18 e 24 anos, em segundo lugar, a faixa etária é de 55 a 59, e em terceiro, de 25 a 29 anos. Entre esses registros, o atropelamento é a causa principal dessas ocorrências, contabilizando 39 sinistros, seguido por colisão, com 36 registros, e outros tipos, somam 17 sinistros.
Para o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, a redução dessas ocorrências só irá acontecer se houver uma cooperação coletiva entre toda a sociedade.
“Uma forma de a gente honrar essas vítimas é chamar a atenção de todos para a responsabilidade compartilhada. Então o poder público desenvolvendo ações de segurança, com o controle de velocidade, melhoria de calçadas, investimento em transporte público e ações educativas. As empresas, incluindo nas suas estratégias de sustentabilidade a questão da preservação da vida no deslocamento e a própria sociedade, refletindo para que o comportamento individual de cada um tem consequências para a nossa vida e para a vida de todos.”
Assista à reportagem completa: https://globoplay.globo.com/v/12133238/
Ação educativa será realizada em Santo André, grande ABC paulista
Será realizada amanhã, 17/12, a partir das 7h, no centro da cidade de Santo André mais uma ação educativa de conscientização para um trânsito seguro entre a Prefeitura da cidade, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com profissionais do OBSERVATÓRIO, incluindo Observadores Certificados e a Uber, empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO.
Brasil em Guerra: A violência viária supera as mortes por armas de fogo no Brasil - e ninguém fala sobre isso
Confira o artigo do nosso CEO, Paulo Guimarães, publicado na revista NTUrbano
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: