O Observatório alertou a Câmara Municipal de São Paulo quanto à ineficiência da medida e aumento do risco de acidentes se for posta em prática a determinação aprovada pelo plenário no sentido de acionar o modelo de funcionamento amarelo piscante para todos os semáforos da capital paulista entre as 23 e as 5 horas, diariamente.
A medida teria o objetivo de reduzir o índice de assaltos nos cruzamentos. De acordo com José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório, no entanto, trata-se de uma proposição que só faz aumentar os perigos existentes na noite.
Utilizado pioneiramente em 1868, na capital londrina, o semáforo é uma ferramenta de controle de fluxo de veículos que se provou eficiente ao longo da história, a ponto de ser hoje universalmente adotada.
O sinal amarelo piscante alerta o motorista, mas não exige que pare completamente o veículo, apenas que diminua a velocidade. Pode-se imaginar a situação quando em um cruzamento todos os veículos seguirem, sem serem coordenados pelo semáforo. Em uma cidade que tem mais de 8 milhões de veículos e literalmente funciona 24 horas, boa parte dos cruzamentos mais movimentados se tornará praça de guerra e de desordem no trânsito.
Observadora Certificada fala ao jornal DF1, da Globo Brasília
Na última terça-feira, 12, o jornal DF1, da Globo Brasilía, trouxe uma reportagem sobre o alto fluxo de carros e o aumento de congestionamentos, em Águas Claras, no Distrito Federal. A Observadora Certificada Adriana Modesto, foi chamada para falar sobre o assunto.
Observatório participa do 38º Congresso da ANPET
O evento foi organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi realizado em Florianópolis, capital catarinense. Durante o evento aconteceram uma série de palestras e debates em temas relevantes da engenharia de transportes, entre eles a segurança viária. Houve também a realização de sessões técnicas para a apresentação de artigos científicos e comunicações técnicas, dentre as quais cinco foram da área de segurança viária.
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.