Manter a melhor postura em todas as atividades que se exerce, todos sabem, é fundamental para a saúde. Mas é importante saber também que, quando se dirige um veículo, a postura correta é igualmente importante para garantir a segurança, já que permite ao condutor uma reação mais rápida em qualquer imprevisto e, ainda, a manter o controle do veículo.
Para evitar os incômodos das dores na coluna, em especial aos que passam longas horas ao volante, e também para a segurança, é indispensável aos condutores que alguns conselhos sejam seguidos.
O primeiro deles é: sente-se em posição confortável, com as pernas ligeiramente flexionadas e a coluna totalmente em contato com o encosto. Lembre-se: a perna esquerda esticada deve acionar até o final o pedal da embreagem. Para dirigir na postura correta, fique atento à altura do volante, já que as pernas não podem ficar muito próximas a ele. É importante que o volante seja regulado numa posição que permita ao condutor enxergar todo o painel do veículo.
Assim como as pernas, o posicionamento e movimentação correta dos braços e das mãos contribuem para uma boa postura ao dirigir. Desse modo, o cotovelo deve ficar levemente flexionado quando o condutor segura o volante. E para a melhor posição das mãos, imagine um ponteiro de relógio no volante e posicione-as como se fosse 10h10.
Para a proteção do pescoço, o encosto de cabeça é indispensável, já que evita uma movimentação exagerada tanto do pescoço quanto da cabeça na eventualidade de uma colisão traseira e, consequentemente, lesões na coluna cervical. Aconselha-se que a altura do encosto esteja regulada no centro posterior da cabeça ou até 3 centímetros acima.
A regulagem dos espelhos retrovisores influencia também a boa postura dos condutores. O retrovisor interno deve estar bem centralizado e visualizar todo ambiente da parte de trás do carro. O ajuste deve ocorrer somente após a regulagem do banco do motorista e ele deve estar acertado de modo que não haja necessidade de mover a cabeça para enxergá-lo, apenas de desviar o olhar.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.