A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) irá realizar uma série de atividades durante a Semana Nacional de Trânsito (18 a 22 de setembro). Entre as ações está uma série de blitze educativas em diversos pontos críticos de acidentes de trânsito da cidade de São Paulo, dentro da “Semana da Mobilidade 2017”, promovida pela Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura Municipal de São Paulo, juntamente com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.
As ações envolvem a distribuição de folhetos educativos e chaveiros, além da abertura de faixas com mensagens de conscientização em cruzamentos com semáforos, em locais como a Estrada do M’Boi Mirim, Avenida Rebouças, no cruzamento com Avenida Brasil e Rua Henrique Schaumann, e Avenida Salim Farah Maluf, cruzamento com a Avenida Sapopemba.
Datas e horários - Blitze Educativas na Semana Nacional do Trânsito
18/09 (segunda-feira) – das 06h30 às 18h30
20/09 (quarta-feira) – das 06h30 às 18h30
22/09 (sexta-feira) – das 06h30 às 18h30
MotoCheck-Up e reconhecimento
A Abraciclo vem se destacando por suas campanhas de conscientização de segurança no trânsito. Somente neste ano promoveu 15 blitze educativas durante uma semana, no final de maio, também feitas em diversos locais estratégicos na cidade de São Paulo (SP), além de realizar as 20ª e 21ª edições do MotoCheck-Up,que ocorreram, respectivamente, nas Marginais Tietê e Pinheiros, nos meses de maio e junho, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, Prefeitura de São Paulo, Prefeitura Regional de Santo Amaro, SPTrans e Comando de Policiamento de Trânsito – CPTran. A iniciativa é o maior programa setorial de avaliação gratuita de motocicletas e de conscientização de motociclistas sobre pilotagem segura da América Latina.
Ao todo cerca de 8 mil motociclistas passaram pelos locais e tiveram a oportunidade de receber vistoria gratuita de 21 itens mecânicos e de segurança de suas motocicletas, além de assistirem a uma vídeo-palestra, com cerca de 10 minutos, em que foram apresentadas e comentadas orientações sobre pilotagem segura, “pontos cegos”, dicas para evitar acidentes no dia a dia e a importância de ter um comportamento correto, aí incluído o respeito às normas e regras de trânsito e a convivência harmoniosa com os demais condutores de veículos. Na sequência, os motociclistas assistiram a uma demonstração prática de frenagem da motocicleta, onde os instrutores mostravam o ganho de espaço quando se pratica o acionamento combinado dos freios dianteiro e traseiro. No fim das atividades, os participantes receberam um vale para troca gratuita de óleo de suas motocicletas. Todo o circuito era cumprido em cerca de 25 a 30 minutos.
Em reconhecimento aos resultados obtidos pela 20ª edição do MotoChek-Up (ocorrida em maio) e as 15 blitze educativas realizadas em pontos críticos da capital paulista, a Abraciclo foi agraciada com a medalha de “Destaque do Maio Amarelo 2017”, concedida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV.
*Divulgação: Abraciclo
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.