Abastecer os veículos pode até parecer ação corriqueira. Mas ela, ao contrário, exige alguns cuidados, seja para evitar o combustível adulterado ou para evitar os riscos de incêndios ou explosões. Comum para a maioria das pessoas, as eventualidades costumam sequer serem lembradas. Mas a distração e a pouca importância dada a detalhes podem, sim, ocasionar riscos.
Para que situações de risco sejam evitadas, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária orienta os condutores a procurarem sempre postos de combustíveis de confiança ou abastecer sempre em postos com bandeira. Estabelecimentos comprometidos com a qualidade do produto e com a segurança costumam demonstrar o respeito ao seu consumidor.
E isso se dá de variadas maneiras, entre elas, a colocação de modo bem visível dos preços dos produtos. Além disso, é bom verificar se ele possui o quadro de aviso da Agência Nacional do Petróleo
No momento em que o frentista inicia o abastecimento o condutor do veículo deve observar se a bomba está zerada. Deve, ainda, observar os valores cobrados. Caso desconfie de um determinado estabelecimento, o consumidor pode solicitar os testes de qualidade e de qualidade.
Sobre a segurança propriamente dita é necessário respeitá-las. Não fumar, não falar ao celular, não deixar o veículo ligado são posturas que podem evitar acidentes. Além delas, o condutor não deve – nunca – entrar ou sair do veículo enquanto ele está sendo abastecido, já que as batidas das portas podem provocar faíscas.
Quando estiver em pé e fora do veículo, libere a eletricidade estática acumulada tocando em qualquer parte da lataria. Os vapores dos combustíveis são altamente inflamáveis, mesmo em pequenas quantidades.
Assim que o abastecimento for concluído é importante verificar se a tampa de combustível está corretamente fechada.
E lembre-se: como a segurança é fundamental, aproveite o fato de estar num posto de combustível para fazer a calibragem dos pneus.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.