Encontro possibilitou apresentação do programa Educa aos representantes de todos os Detrans
O 74º Encontro Nacional dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 09 e 11 de novembro. O Programa Educa foi apresentado pela Observadora Certificada, chefe de Educação para o Trânsito do Detran de Alagoas e coordenadora nacional de suporte pedagógico do Educa, Edira Soares.
Durante o evento, o Painel 06 – Projeto OBSERVATÓRIO Educa, teve palestra ministrada por Edira Soares, representando também o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. A apresentação ofereceu uma visão nacional de alcance do programa, assim como, recortes para o estado de Alagoas.
O Projeto OBSERVATÓRIO Educa está atualmente em oito estados brasileiros, sendo quatro do Nordeste: Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco. Alcança 662 escolas, 300 mil estudantes e aproximadamente 5 mil educadores. O OBSERVATÓRIO participa junto à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) de todas as etapas do Educa no País.
Em Alagoas cerca de 38 mil alunos foram beneficiados com o programa nos municípios de Arapiraca, Maragogi, Japaratinga, Rio Largo e Marechal Deodoro, estes últimos iniciam o Educa em 2023, e Arapiraca, foi o município pioneiro na implantação do programa.
Ainda durante o 74º Encontro Nacional dos Detrans, a observadora certificada e integrante da coordenação nacional do Programa OBSERVATÓRIO Educa, Stefania Alvise, foi responsável por recepcionar e tirar dúvidas dos representantes dos Detrans interessados no Educa, no estande montado no local.
[vc_gallery interval="3" images="31092,31093,31094,31095,31096,31097,31098,31099" img_size="full"]
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
CEO do Observatório participa de reunião técnica sobre álcool e direção, em Brasília/DF
Nesta terça-feira, 08, o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, marcou presença em um importante encontro promovido pelo Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça.
Nova fase da parceria com o Observatório fortalece ações do iFood pela segurança no trânsito
O iFood – empresa brasileira de tecnologia e referência em delivery de alimentos na América Latina – renova sua parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) como mantenedora social. A colaboração vai além do apoio financeiro: a empresa também passa a integrar o Conselho do Observatório, contribuindo ativamente para o desenvolvimento de estratégias e decisões voltadas à promoção de um trânsito mais seguro para todos — especialmente no contexto da mobilidade e das entregas urbanas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.