A 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária da ONU, lançou o chamado para reduzir as mortes no trânsito em pelo menos 50% até 2030. O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito, segundo dados da OMS – atrás de China, Rússia, Índia e Estados Unidos. Entrevistado pela RFI, o diretor de relações institucionais do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Francisco Garonce, falou sobre esse desafio.
Como um dos representantes do OBSERVATÓRIO na conferência em Estocolmo, Garonce comentou: “É preciso observar que a frota de veículos dos Estados Unidos é muito maior, com cerca de 120 milhões de carros a mais do que a frota brasileira”, observa.
A média mensal de vítimas em rodovias federais aumentou quando o governo Jair Bolsonaro determinou a suspensão dos radares móveis, em agosto de 2019, a fim de evitar o que classificou como “indústria das multas”. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), compilados pela organização SOS Estradas, entre agosto e outubro do ano passado o número de mortes aumentou 2%, e o de feridos 9,1%.
“Hoje, a Polícia Rodoviária Federal está utilizando os radares móveis, que foram suspensos temporariamente”, afirma Garonce. “O problema é que muitos radares foram instalados fora das normas previstas pela legislação, por exemplo, atrás de árvores. É papel do Ministério Público determinar a regularização”, enfatiza.
Sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que defendeu a retirada dos radares pelo “prazer de dirigir”, Garonce observa que a sociedade como um todo precisa abraçar a causa por maior segurança no trânsito.
“Pode-se perder o prazer de dirigir livremente, mas ganha-se em vidas. O ideal é alcançar velocidades de 30 km por hora, para que ninguém mais morra no trânsito”, ainda segundo Garonce, um dos maiores desafios do Brasil é com a segurança dos motociclistas.
“Por exemplo, no Norte e no Nordeste do Brasil o número de vítimas causadas por acidentes com motocicletas já ultrapassa a quantidade de pedestres mortos em acidentes de trânsito”, finaliza.
Leia a matéria completa em: http://www.rfi.fr/br/europa/20200219-onu-quer-reduzir-em-50-os-mais-de-1-milh%C3%A3o-de-mortes-por-acidentes-no-tr%C3%A2nsito
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
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