Matérias

1º Congresso Nacional de Trânsito promovido pela Prefeitura de Santo Estêvão/BA, conta com palestra do presidente do OBSERVATÓRIO

Escrito por Portal ONSV

08 SET 2021 - 14H14

O 1º CONATRAN – Congresso Nacional de Santo Estêvão, realizado entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, contou com a presença de autoridades nacionais, estaduais e regionais para debater temas relacionados ao trânsito e à mobilidade. Promovido pela prefeitura de Santo Estêvão, na Bahia, por intermédio da SMTT (Secretaria de Mobilidade Urbana Transporte Público e Trânsito), o evento recebeu o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, entre os palestrantes.

Com o tema: “O papel da mobilidade urbana para o desenvolvimento de uma cidade”, o Congresso contou ao todo com 25 palestrantes, além de treinamentos, simulações e oficinas. Na abertura do evento, dia 31 de agosto, ocorreu a assinatura da carta das Nações Unidas "Ruas para vida: pelas pessoas e pelo planeta", que lista uma série de práticas a serem adotadas para adaptar o desenho das ruas de forma que fomente uma mobilidade mais sustentável e com menos sinistros de trânsito, com o objetivo de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

 Durante a sua palestra, Ramalho apresentou o OBSERVATÓRIO, as ações e programas realizados pela instituição em prol de um trânsito mais seguro, entre eles, o Movimento Maio Amarelo e o programa Laço Amarelo. Falou sobre o atual cenário do trânsito brasileiro e a necessidade de mudança de percepção da sociedade para com os Agentes de Trânsito que exerce a sua função para salvar vidas.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO também falou sobre o programa Educa e a importância da educação para o trânsito nas escolas, “a gente entende que a grande transformação virá dos jovens e das crianças”, frisou.

Assista à palestra:

[vc_video link="https://youtu.be/dRt5lumLQq8"]

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Matérias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.