Entre os dias 16 e 18 de outubro foi realizado o 10º PLURIS - Congresso Luso-brasileiro de Planejamento Urbano. O evento, que ocorre desde 2005, neste ano, aconteceu na Universidade do Minho, na cidade de Guimarães, em Portugal.
O tema central do evento foi: Cidade e Territórios em Transição. A temática foi discutida a partir de palestras e sessões de apresentação de trabalhos realizados por profissionais da área de urbanismo e engenharia.
O Observatório esteve presente, por meio do Prof. Tiago Bastos, membro do Conselho Deliberativo e professor da Universidade Federal do Paraná. O especialista apresentou dois artigos científicos durante o PLURIS: “Velocidades inseguras e nível de renda: o caso de Curitiba” e “Velocidades inseguras no entorno de unidades de saúde e escolas”.
Nos dois trabalhos, a temática foi voltada para a prática de velocidades inseguras em Curitiba/PR, onde o Observatório, juntamente com a UFPR, desenvolve o projeto de pesquisa “Estudo Naturalístico de Direção Brasileiro”. O estudo, uma amostra de condutores, teve seus trajetos habituais monitorados via GPS, permitindo analisar a velocidade a cada segundo da viagem. Os resultados do primeiro artigo mostram que há uma relação estatisticamente significativa entre a prática de velocidades inseguras e o nível de renda, de modo que locais com menor renda estão associados à prática de velocidades inseguras, constituindo-se em mais uma forma de desigualdade.
No segundo artigo, foram analisadas as velocidades no entorno de unidades de saúde e escolas (polos geradores de viagem acessados por usuários vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos que necessitam de tratamento de saúde). Permitindo identificar que, perto de escolas, as velocidades são mais reduzidas do que no entorno de unidades de saúde.
1/4
Ação educativa será realizada em Santo André, grande ABC paulista
Será realizada amanhã, 17/12, a partir das 7h, no centro da cidade de Santo André mais uma ação educativa de conscientização para um trânsito seguro entre a Prefeitura da cidade, por intermédio da Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com profissionais do OBSERVATÓRIO, incluindo Observadores Certificados e a Uber, empresa Mantenedora Social do OBSERVATÓRIO.
Brasil em Guerra: A violência viária supera as mortes por armas de fogo no Brasil - e ninguém fala sobre isso
Confira o artigo do nosso CEO, Paulo Guimarães, publicado na revista NTUrbano
Observadora Certificada ocupa cadeira da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea
Abimadabe Vieira, tomou posse da cadeira número 17 da Academia da Mulher Cabedelense de Letras, Artes e Ciências Litorânea (AMCLAC).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.