Live

Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas

CEO do OBSERVATÓRIO fala sobre desafios e projetos promovidos pela instituição para promover a segurança no trânsito e a mobilidade

Escrito por Portal ONSV

23 MAI 2024 - 10H49

O IPOS – Instituto de Especialização, realizou na última terça-feira (21), o evento on-line Segurança Viária no Brasil: duras verdades e reais expectativas, com a participação dos palestrantes Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, e Frederico Rodrigues, diretor da Imtraff Engenharia e Mobilidade. O evento faz parte de uma série de lives promovidas pelo Instituto durante esta semana com foco na segurança viária, em celebração ao mês de ações do Movimento Maio Amarelo.

Na oportunidade, o CEO do OBSERVATÓRIO falou sobre a criação, os desafios enfrentados à frente da instituição nos últimos anos, assim como sobre os projetos desenvolvidos e suas contribuições para promover melhorias na mobilidade e na segurança no trânsito brasileiro.

“A gente produz evidências para poder fundamentar políticas públicas. Eu costumo dizer que o Observatório é um grande gerador de conteúdo, a gente mistura um pouco um instituto de pesquisa com uma agência de marketing. Temos três eixos de atuação, um de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Um outro eixo de impacto social e um outro, de advocacy”, argumentou Paulo Guimarães.

Ele ainda explicou como cada eixo de atuação trabalha e se correlaciona para contribuir no desenvolvimento estrutural de ações do OBSERVATÓRIO com o objetivo de aprimorar as políticas públicas relacionadas ao trânsito.

“Um dos grandes projetos que a gente tem tocado, falando de conhecimento técnico é o MobLab, Laboratório de Ciência de Dados em Mobilidade, dentro do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, onde o Observatório agora está sediado e não posso deixar de citar o Maio Amarelo, a maior mobilização social pela segurança no trânsito que se tem notícia no mundo inteiro. O Maio Amarelo está comemorando o seu 11º aniversário e surgiu também dessa necessidade da gente trazer a sociedade para discutir esse tema. Até o surgimento do Maio Amarelo essa discussão ficava muito focada no âmbito do poder público e a gente trouxe a sociedade para essa discussão, responsabilizando a iniciativa privada e trazendo a sociedade para o seu papel”, pontou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Assista à live completa:


Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Live

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.