O Cetran-Ba (Conselho Estadual de Trânsito) realizou o I Congetran (Congresso Nacional de Gestores de Trânsito) da Bahia, entre os dias 19 e 20 deste mês, no município de Itaberaba, localizada a cerca de 300 km de Salvador. O evento contou com a participação do CEO e de Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
Autoridades e especialistas de trânsito nacionais e internacionais participaram do evento que, além de cursos, oficinas e painéis, trouxe também informações e atualizações sobre o tema, com destaque para o Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito). O objetivo desse congresso foi de atualizar e aperfeiçoar as competências técnicas dos gestores municipais de trânsito no estado.
A programação completa do Congetran integrou o I Educatran-Ba - voltado para os educadores e profissionais da área; além do encontro de Jari - para membros das Juntas Administrativas de Recurso de Infração dos municípios e do Estado; e o Fotran-BA (Fórum de Trânsito da Bahia) – que reuniu autoridades municipais de trânsito.
1/12
Na última terça-feira (18), dentro da grade de programação do I Congetran, teve início o 4º Fotran-Ba, reunindo autoridades de trânsito da Bahia. O CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ministrou o minicurso “Gestão Estratégica do Trânsito Municipal”.
Na abertura de seu minicurso, Paulo Guimarães contextualizou o cenário do trânsito brasileiro, apresentou o OBSERVATÓRIO e toda a rede que possibilita o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que visam a transformação do trânsito brasileiro.
1/6
Na programação da quarta-feira (19), o CEO do OBSERVATÓRIO realizou a abertura oficial da campanha do Movimento Maio Amarelo na Bahia, com a apresentação dos materiais da campanha, entre eles, o vídeo oficial do Maio Amarelo 2023.
No período da tarde, durante o painel “Gestão de Trânsito para Resultado”, Paulo Guimarães falou sobre os “Desafios de uma Gestão Municipal Estratégica”.
1/3
Durante a programação, os representantes do município de Itaberaba, que sedia o I Congetran recebeu do CEO do OBSERVATÓRIO o certificado físico de adesão ao Programa Município Laço Amarelo.
O programa desenvolvido pelo OBSERVATÓRIO é uma extensão do Movimento Maio Amarelo, durante todos os meses do ano, para promover a conscientização e engajamento pela causa de um trânsito cada vez mais seguro e humano entre empresas, entidades e municípios parceiros do OBSERVATÓRIO.
O programa Laço Amarelo e o programa Educa tiveram destaque também na quinta-feira (20), na programação do Educatran-BA, no painel “Educação para o Trânsito: programas e ferramentas estratégicas”, a Observadora Certificada pelo OBSERVATÓRIO, Stefania Alvise, falou sobre “Educa: transversalidade da Educação para o trânsito nas escolas”; e em seguida, o Observador Certificado Adelmo Amorim falou sobre o programa “Município Laço Amarelo: conscientizando a cidade para um trânsito mais seguro”, o painel contou com moderação da Observadora Certificada Jackeline Santos.
1/6
Durante todos os dias do evento os Observadores Certificados pelo OBSERVATÓRIO contribuíram e participaram ativamente, ministrando palestras, como moderadores das mesas de debate promovidas pelo Congresso, ou prestigiando o evento e seus temas de debate.
Na quarta-feira (19), a Observadora Certificada Bianca Cruz falou sobre “Impacto Psicológico: o que funciona na campanha educativa”, e o Observador Certificado Josimar Amaral, sobre “Inovação: novas soluções para velhos problemas”, durante o painel “Formação, informação de deformação: erros e acertos das campanhas educativas”, no auditório do Educatran-BA.
Durante a Oficina 1 da Jari “Julgamento de recursos de infração de trânsito: princípios, fundamentos e modelo de parecer”, o Observador Certificado Adelmo Amorim esteve entre os moderadores.
O OBSERVATÓRIO parabeniza e agradece pelo apoio e constante contribuição pela causa de um trânsito mais seguros a todos os Observadores Certificados e especificamente, aos participantes do evento: Adelmo Amorim; Jorge Lopes; Bianca Cruz; Cosme Lima Bitencourt; Elísio Souza Melo; Jackeline Santos; Josimar Amaral; Mag Gramacho; Stefania Alvise, Antonio Carlos, Denilson Carneiro, Danilo Costa e Ualicsene Ferreira.
1/8
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: