Excesso de velocidade é o principal motivo das multas em rodovias federais, ficando ainda mais frequente em feriados prolongados, como destaca a reportagem do Link Vanguarda, da Rede Vanguarda – afiliada à TV Globo em São José dos Campos/SP-, da última sexta-feira (07). O Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Vagner Prado, falou sobre os motivos e como é possível reduzir esses números preocupantes.
Segundo dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) em 2022, foram quase 33 milhões de multas aplicadas por excesso de velocidade em rodovias do país. Desse total, 42% foram em trechos no estado de São Paulo.
Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% lidera as multas aplicadas no país (402.188 infrações). Ultrapassar pela contramão ou pela linha contínua amarela vem em segundo lugar (183.712 multas). E, em terceiro lugar, conduzir veículo que não esteja licenciado (178.404).
Segundo o Observador Certificado Vagner Prado, é preciso que as pessoas mudem o seu comportamento e a educação. “De mudar o comportamento no trânsito, as pessoas precisam evitar essa pressa, essa urgência de chegar ao destino. O que leva a pessoa a fazer isso é a pressa, a imprudência, porque acaba desrespeitando as normas de trânsito e ocasionando acidentes. O excesso de velocidade é complexo porque não é só a questão da infração. Ela pode trazer uma consequência maior que é tirar a vida de pessoas inocentes”, completou.
Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/11516804/
Simulado de Atendimento a Múltiplas Vítimas em Campinas/SP conta com o apoio do Observatório
O Hospital Santa Tereza, localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo, realizou, na última semana, uma série de treinamentos de Atendimento a Múltiplas Vítimas para seus colaboradores. O simulado aconteceu no dia 30 de janeiro, em frente ao Mercado Municipal do município, e contou com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, por meio de seu Núcleo de Saúde.
Rio de Janeiro recebe Uber e Observatório em abordagem educativa
Visando promover mais segurança no trânsito para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, o OBSERVATÓRIO e a Uber, levaram o programa: “Desacelere. Seu bem maior é a vida” na última 6ª feira, 24 de janeiro, para a Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Durante quase três horas, mais de quinhentos cariocas e fluminenses conversaram com educadores sobre atitudes seguras ao transitar
Segurança e desafios no transporte de duas rodas são destaques em Seminário no Rio de Janeiro/RJ
No último dia 28, a Mantenedora Social do Observatório, Uber, realizou, junto com a Editora Globo, o “Seminário Moto no Rio: Rotas da Mobilidade”. O evento teve como objetivo debater a segurança, os desafios e os impactos do transporte de passageiros por duas rodas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.