O Conectando Rotas, podcast da Motz - transportadora digital subsidiária do grupo Votorantim – realizou ontem (03), um episódio extra e especial com a pauta Maio Amarelo, contando com a presença de Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em uma conversa necessária sobre segurança no trânsito e nas estradas.
Apresentado por Fernando Dutra, head de Operações na Motz, a conversa girou em torno de como garantir maior segurança nas estradas brasileiras, mas também apresentou a trajetória profissional de Paulo Guimarães, assim como um panorama de ações e projetos desenvolvidos pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
“Cada vez mais a gente tem resgatado o conceito de que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada. Por muito tempo, a gente acreditou que era uma responsabilidade só dos governos, e cada vez mais, a gente percebe que essa sensibilização da iniciativa privada, da própria sociedade civil em torno desse tema, que é um tema de saúde pública, é uma epidemia o que a gente está vivendo. É importante para a gente poder avançar e construir os resultados necessário para tirar o Brasil dessa posição horrorosa, o top 3 hoje, dos que mais matam no mundo inteiro”, argumentou Paulo Guimarães, em sua fala inicial.
Questionado sobre o que o OBSERVATÓRIO fez para propagar intensamente o Movimento Maio Amarelo na última década, Paulo Guimarães destacou que a segurança no trânsito é um assunto inerente a todos nós e que, por meio de estudos relacionados ao deslocamento de funcionários no trajeto casa-trabalho, conseguiu engajar as empresas no Movimento.
“A nossa vida é em movimento. Quando a gente começa a se aprofundar tecnicamente nesse assunto, a gente fez um trabalho com a Fiep, que é a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e a gente começou a fazer uma avaliação de empresas que têm ações relacionadas a campanhas educativas, campanhas de conscientização tinham o menor afastamento de funcionários, tinham o menor índice de ocorrência de acidentes de trajeto, que mesmo não sendo durante a atividade laboral, a empresa acaba tendo que assumir essa responsabilidade, foi a partir desse conceito que a gente começou a motivar as empresas a também participarem desse processo”, explicou.
Assista ao podcast completo:
Vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, visita a sede do Observatório
Na tarde da última quinta-feira (07), o vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, visitou a sede do Observatório, no Parque de Inovação Tecnológica, em São José dos Campos/SP.
Projeto Motorista Série A, fruto da cooperação entre SEST SENAT e OBSERVATÓRIO, vence Prêmio SENATRAN 2024
Na última terça-feira (05), aconteceu em Brasília mais uma edição do Prêmio SENATRAN, que reconhece iniciativas voltadas à segurança no trânsito. Nesta edição, o SEST SENAT, parceiro e mantenedor do Observatório, venceu uma das categorias, com seu projeto Motorista Série A.
Trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa do Observatório vence Prêmio SENATRAN 2024
No último dia 5, mais um trabalho desenvolvido no Grupo de Pesquisa/CNPq do Observatório Nacional de Segurança, foi premiado no Prêmio SENATRAN.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: