Entrevista

OBRIGATORIEDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

OBSERVATÓRIO comenta no Jornal da Band lei que voltou a valer em julho

Escrito por Portal ONSV

12 JUL 2023 - 13H12

O Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, destacou em sua edição o retorno da lei que obriga motoristas profissionais a fazerem o exame toxicológico. Para comentar sobre o impacto dessa lei para o trânsito, a reportagem consultou o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil.

A regra que passou a valer a partir de julho determina que condutores e profissionais com carteiras de habilitação C, D ou E façam exame toxicológico a cada 2 anos e 6 meses. Aprovado pelo Congresso o texto previa multa de mais de 7 mil reais, além da perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), caso o motorista não fizesse o exame no prazo de 30 dias em caso de renovação, mas a penalidade foi vetada pelo presidente Lula.

O outro ponto vetado foi a suspensão do direito de dirigir qualquer categoria de veículo em caso de resultado positivo no exame. O governo manteve a obrigatoriedade do exame, a multa gravíssima e a suspensão do direito de dirigir em caso de reincidência, no período de 12 meses.

Para o membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, “É importantíssimo que essa lei vingue para que a gente possa ter vias mais seguras, para gente poder transitar com segurança. Não só a dos condutores de caminhões, mas também daqueles que conduzem os seus carros, as suas motos também, nas rodovias e nas estradas”, reforçou Mauro Gil.

Assista à matéria completa (a partir de 39:16): https://www.youtube.com/live/8CbBrAFylZE?feature=share

 

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.