Entrevista

INTOLERÂNCIA E VIOLÊNCIA CAUSAM MORTES NO TRÂNSITO

CEO do OBSERVATÓRIO defende a Educação para o Trânsito como uma forma de promover regras de convívio social

Escrito por Portal ONSV

31 OUT 2023 - 15H41 (Atualizada em 31 OUT 2023 - 17H11)

O Jornal Hoje, da TV Globo, de hoje (31), destacou algumas histórias reais de pessoas que se envolveram em situações de intolerância e violência no trânsito, algumas que levaram ao óbito. A reportagem falou com o CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, sobre possíveis formas de se combater ou prevenir cenários violentos como esses abordados.

Conforme o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães, ressaltou em sua fala, a educação para o trânsito é fundamental e desde cedo, não só para que as pessoas aprendam regras de civilização, de circulação, mas também para que aprendam a dividir o espaço público.

“Um grande cuidado que a gente precisa tomar, enquanto cidadão, enquanto gestor público, enquanto operador do sistema de mobilidade é mitigar esse tipo de situação, ou seja, reduzir esse tipo de situação para que uma pessoa não seja transportada de uma situação de infrator de trânsito para uma situação de criminoso”, explicou o CEO do OBSERVATÓRIO.

Além de apresentar alguns casos de violência no trânsito, a reportagem apurou que, para evitar se envolver em uma briga de trânsito é preciso tomar uma atitude que começa antes de entrar no veículo. A pessoa precisa estar bem pessoalmente e não levar o estresse do dia a dia para dentro do carro. Já na posição de motorista, precisa praticar a direção defensiva, conceitos que a pessoa aprende quando tira a carteira de habilitação. Por exemplo, abrir mão do direito legal de preferência para evitar uma situação de risco.

Para complementar, o CEO do OBSERVATÓRIO destacou como e porque a entidade defende a educação para o trânsito ainda no Ensino Fundamental. “É ensinar a essas crianças o conceito de cidadania, o conceito de compartilhamento de espaço público, de respeito às regras de vida em comunidade. Tudo isso compõe o perfil de um cidadão melhor e um cidadão melhor, é um cidadão que ele convive melhor em sociedade. Então a gente consegue levar isso também para bons resultados do ponto de vista da violência no trânsito”, finalizou.

Assista à matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/12075213/

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.