O quadro Cidadania Máxima, da Rádio Máxima (89.9 FM) de Guaratinguetá, interior de São Paulo, abordou o tema trânsito em uma conversa com o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Rodrigo Ribeiro, na última quarta-feira (17). Na oportunidade foram debatidos também temas como, comportamento e responsabilidade no trânsito e ações para Educação para o Trânsito desenvolvidas pelo OBSERVATÓRIO, como o Movimento Maio Amarelo.
Durante a entrevista, houve o debate do quanto o trânsito está ligado à cidadania e à postura de cada indivíduo. Para o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO, o trânsito reflete o nosso comportamento no dia a dia.
“Então, quando a gente tem um comportamento um pouco mais, vamos dizer assim, agressivo no trânsito, não empático, isso é fruto do nosso dia a dia, precisamos ficar muito atentos quando estamos circulando pelas vias ou como motorista, como pedestre, como ciclista, para ser empático com o outro e respeitar. Respeitar principalmente as regras e leis para que a gente tenha um ambiente mais harmônico”, explicou Rodrigo Ribeiro.
O comportamento no trânsito foi destaque para o debate, desde ações que levam às infrações e sinistros de trânsito, como pequenos gestos que parecem mínimos, mas comprometem a segurança de todos, como parar na faixa ou de alguma forma burlar as regras do trânsito para benefício próprio.
Ribeiro alertou que mesmo esses pequenos deslizes podem levar a graves consequências. “Qualquer deslize no trânsito pode custar muito caro, pode custar uma vida. Então de fato, não existe comportamento errado mínimo aceitável no trânsito. A gente tem que ficar o tempo todo atento para poder evitar esse tipo de situação.”
Ainda durante a entrevista, o head de Comunicação e Marketing do OBSERVATÓRIO falou sobre as ações desenvolvidas pela instituição para promover a conscientização e educação para o trânsito, e também convidou a todos os ouvintes para baixarem os materiais da campanha do Maio Amarelo e apoiar o Movimento que busca a paz no trânsito.
Assista à entrevista completa (a partir de 01:38:21):
Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais
Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.