Entrevista

Cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo

Locais em que aconteceram sinistros de trânsito fatais estavam com equipamentos desligados

Escrito por Portal ONSV

29 ABR 2024 - 14H42

O jornal SPTV 2ª Edição, da TV Globo informou na última sexta-feira (26), que cerca de 500 radares não funcionam na capital do estado de São Paulo. O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, foi consultado pela reportagem para explicar a importância do funcionamento adequado desses equipamentos para a segurança no trânsito.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 877 radares instalados na cidade de São Paulo, apenas 482 estão funcionando. Números do Infosiga SP - Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo, só no primeiro trimestre deste ano, o trânsito da cidade de São Paulo matou 237 pessoas. Esse foi o maior número de óbitos no trânsito desde 2016. Em 2023, foram 987 mortes, o ano mais letal desde 2015, em que a cidade de São Paulo contabilizou 1.129 mortes no trânsito.

O presidente do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO destacou, “Qualquer cidadão brasileiro gosta das câmeras de segurança na rua, no condomínio, na escola, no shopping, mas ele não aceita a câmera de segurança das vias que estão ali para proteger também. Eles falam que as outras câmeras, são para proteger o patrimônio Eu costumo dizer que o maior patrimônio que você tem é a sua vida.”

O representante do OBSERVATÓRIO afirmou também que é falsa a ideia de que a principal função dos radares é multar. “Se você pegar hoje, menos de 10% dos motoristas habilitados no país é onde se concentra o grande número de infração. Ou seja, a grande maioria dos motorista sequer cometeu uma infração em 12 meses.”

Assista à reportagem completa: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/sp2/video/mais-da-metade-dos-radares-da-capital-nao-estao-funcionando-12551820.ghtml

Uber E ONSV EM Guarulhos
Matérias

Uber e Observatório distribuem capacetes em Guarulhos/SP

Nesse mês de março, a cidade de Guarulhos-SP recebeu o OBSERVATÓRIO, a Uber e Observadores Certificados para mais uma ação educativa. Em parceria com a prefeitura local, por meio da STMU (Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana), a mobilização falou sobre velocidade, uso do celular ao volante, transporte de garupa em motocicleta, além de orientar pedestres sobre os riscos que todos devem estar atentos para um ir e vir seguro.

SITE_NOVO (6)
Observadores Certificados

Observadores Certificados palestram no Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais

Entre os dias 25 e 27 de março, Campo Grande/MS sediou o Encontro Estadual de Legislação, Educação para o Trânsito e Procedimentos Recursais, promovido pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (CETRAN-MS). O evento reuniu cerca de 200 gestores e educadores de trânsito de órgãos municipais de diversas cidades sul-mato-grossenses, além de especialistas e educadores, para debater medidas que fortaleçam a segurança viária e aprimorem os procedimentos administrativos de trânsito.

SITE_NOVO (4)
Matérias

Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP

O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Entrevista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.