No último sábado (22), o jornal Bom Dia Sábado, da Rede Globo, abordou o transporte de passageiros por motocicletas, um tema que tem ganhado destaque nos últimos meses, especialmente em São Paulo. Para tratar do assunto, o jornal ouviu o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
A facilidade e a rapidez no deslocamento têm atraído cada vez mais passageiros, e a busca por agilidade tem crescido. De acordo com a reportagem, em 2017, foram realizadas 721 mil viagens, e em 2023 esse número aumentou 71%. Os dados são do Origem e Destino do Metrô de São Paulo.
"A frota de motos aumentou de forma muito rápida nos últimos anos, então pessoas que antes não tinham autonomia para se locomover agora se transportam por meio de motos. Muitas dessas pessoas não estavam acostumadas com o ambiente e com as responsabilidades de se locomover em grandes centros urbanos", afirmou Paulo Guimarães, CEO do OBSERVATÓRIO.
Segundo a reportagem, em 2024, foram registradas 485 mortes no trânsito em São Paulo. Esse é um fenômeno nacional: em 2003, 13% das mortes no trânsito eram de motociclistas ou seus passageiros, enquanto em 2023 essa porcentagem subiu para 37%. A reportagem utilizou dados do Observatório Nacional de Segurança Viária.
"O que está sendo feito para proteger esses motociclistas é a gestão da velocidade, a fiscalização, não apenas das motocicletas, mas também dos outros motoristas ao redor. Todos nós somos responsáveis pela solução desse problema", concluiu o CEO.
Confira a reportagem na íntegra
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
Observadora Certificada palestra em homenagem ao mês da mulher
A OC, pelo ONSV, Sene Ferreira, Professora, Instrutora de Trânsito e Neuropsicopedagoga, participou do evento "Nosso Momento Chegou! Mulher", que ocorreu no dia 15 de março (sábado), durante a manhã, no Território do Município de Itacaré-BA, no Centro Educacional (CEI).
Ação educativa integrada acontece em Guarulhos-SP
Dentro do Programa “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, realizado pelo OBSERVATÓRIO e Uber, em parceria com órgãos gestores de trânsito de diversas cidades, chega nesta quarta-feira, 19 de março, a Guarulhos-SP, a maior cidade do Estado de São Paulo, depois da capital paulista.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.