A menor unidade de trânsito é o pedestre. O mais frágil, o que precisa de mais atenção. Quem deve ser sempre a prioridade, mas que também precisa saber cuidar de si. O Maio Amarelo vem falando isto há 10 anos.
Os atropelamentos são numerosos, envolvem principalmente crianças e idosos, a parte mais frágil dos pedestres. São a principal causa de mortes de idosos no trânsito (39,9% segundo o Datasus em 2021 no Brasil). (Perceba o risco. Proteja a vida. – 2020)
Pedestre é maioria, ou melhor, é totalidade. “Ser pedestre” também é uma condição de todos os ciclistas, motociclistas e também todos os motoristas, todos são pedestres quando saem de seus veículos. (Nós somos o trânsito – 2018)
O Código Brasileiro de Trânsito orienta, no artigo 29, que os veículos maiores devem cuidar da segurança dos veículos menores; os motorizados pelos veículos não motorizados e todos devem zelar pela segurança do pedestre. (No trânsito, o sentido é a vida – 2019)
Mas é evidente que os pedestres também têm seus deveres. Mesmo sendo o usuário da via pública com maior fragilidade, ele também carrega a sua responsabilidade pelo Código. Poucas pessoas sabem quais as punições por descumprimento, quais multas podem ser aplicadas ou como pode ser a abordagem das autoridades de trânsito. (Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito. – 2021)
Apesar de estar também sujeito a multas por descumprimento das leis de trânsito pouco se fala sobre este tema. No Código de trânsito, no artigo 254, está prevista a multa para pedestre que faça algo nas “pistas de rolamento” (o asfalto) que não seja atravessar na faixa. A multa equivale a 50% do valor de uma infração leve para motoristas – ou seja, R$ 44,19.
Normalmente o pedestre não paga sua infração com dinheiro. Paga com a pele esfolada, com uma perna quebrada, com uma cabeça inchada. Em milhares de vez, paga com a vida. (Atenção pela vida – 2014)
Faixas de pedestres, semáforos, travessias elevadas, ilhas, leis e multas protegem o pedestre, mas suas atitudes são fundamentais para sua segurança. (Seja você a mudança – 2015)
O sistema viário contempla todos os modos, pedestre, ciclista, motociclista, motorista de carro, de caminhão, de ônibus. Se o motorista não deve dirigir mexendo no celular, o pedestre não deve mexer no celular ao atravessar a rua. A atenção exigida é a mesma, independente da fragilidade, os danos ao indivíduo é que são diferentes. A gravidade aumenta quanto mais frágil é o indivíduo. (Minha escolha faz a diferença – 2017)
A atitude de segurança no trânsito é necessária em todos os níveis e representa a melhor maneira de prevenir os sinistros. Nem todas as leis juntas darão conta de aumentar a segurança do pedestre se você não cuidar de si mesmo. (Eu sou +1 – 2016)
A segurança requer esforço e não é sensato esperar que o outro (os condutores) vá se esforçar para a sua segurança.
Atravessar na faixa de pedestres pode exigir andar um pouco mais. Para usar uma passarela será preciso subir rampas. Para ter segurança é preciso esforço.
Quando você está a pé, quanto vale a sua segurança? Vale o seu esforço? (No trânsito, escolha a vida - 2023)
E se você estiver conduzindo, quanto vale a segurança do pedestre? Vale o seu esforço? (Juntos salvamos vidas – 2022)
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: