Em entrevista para o Jornal Bom Dia Rio Grande (RS), transmitido no dia 02 de abril, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, José Aurelio Ramalho, fez um alerta sobre os altos índices de acidentes na cidade de Santa Maria (RS). Segundo dados do OBSERVATÓRIO, em 2017, a média foi de 15, 44 mortes a cada 100 mil habitantes, superior a Porto Alegre, com média de 9,66 para 100 mil.
“O grande fator que leva ao acidente é o fator humano pois, 95% dos acidentes são causados por falha humana. Ou seja, um pouco antes de acontecer um acidente acontece uma infração, uma imperícia, uma imprudência”, disse Ramalho.
De acordo com o OBSERVATÓRIO, gasta-se 52 bilhões de reais com acidentes de trânsito. A cada 15 minutos uma pessoa morre no trânsito brasileiro, e a cada minuto uma pessoa fica sequelada. “É um ‘Brumadinho’ a cada dois dias e meio”, alerta Ramalho.
Na conversa com o repórter Mauricio Rebellato, o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, além de frisar sobre os motivos que levam aos altos índices de acidentes, também falou sobre as suas consequências e como prevenir o envolvimento em acidentes de trânsito.
Assista a matéria em: https://globoplay.globo.com/v/7505484/
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.