No dia em que ocorreu a Abertura Oficial do Maio Amarelo (02/05/2023), o Ministério da Saúde informou um aumento no número de mortes por trânsito no Brasil.
Foram publicados os dados finais da mortalidade de 2021. Eu fui consultar o número de mortes por “acidentes” de trânsito e comparar com o ano anterior.
E não foram 1.000 mortes, em 2021, foram 1.097 mortes a mais que em 2020.
Com isolamento social (na pandemia de Covid19) ou sem isolamento social, desde 2019, o número só piora. Foi de 31.945 para 32.716 e agora, para 33.813.
Nossa epidemia de mortes no trânsito continua firme e forte.
No caminho contrário, encontramos frase: No trânsito, escolha a vida.
A campanha Maio Amarelo conclama às pessoas que façam uma reflexão sobre como estão lidando com o trânsito. O que está sendo colocado em primeiro lugar: a pressa, o dinheiro, o desejo, a festa, a preguiça, a tecnologia, as aparências...
Ninguém em sã consciência é capaz de dizer que qualquer coisa destas vale mais que a Vida. Mas, parece que frequentemente falta sanidade na consciência. Faltou de 2019 para 2020, e de 2020, para 2021.
Temos pedestres fazendo escolhas erradas, motociclistas escolhendo o que não deviam, motoristas escolhendo mal... E temos técnicos e gestores escolhendo com os critérios errados.
Em empresas privadas e públicas temos diretores escolhendo frotas que não privilegiam a vida, gerentes escolhendo planos de manutenção que desconsideram as vidas, supervisores montando escalas de trabalho que adoecem. Alguém, inclusive, escolheu não dar treinamento para sua equipe e deixar que eles sigam repetindo escolhas insalubres.
Neste Maio Amarelo, será que você pode fazer alguma coisa na sua empresa escolhendo colocar a vida de seus empregados em primeiro lugar?
Ronaro Ferreira, Belo Horizonte/MG
Mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência
Educação no Trânsito para crianças é tema de palestra com Observador Certificado em escola do interior de SP
O Observador Certificado, Alessandro Fróes, realizou, no último dia 14, uma palestra sobre Educação para o Trânsito no Colégio Raio de Luz, na cidade de Itapira/SP. A ação foi voltada para crianças de 5 a 8 anos que, diariamente, utilizam transporte público ou escolar e, em alguns casos, deslocam-se sozinhas a pé, em grupos ou acompanhadas pelos pais ou responsáveis.
Projeto de Lei para reduzir mortes no trânsito é apresentado em reunião online
Nesta segunda-feira, 24, ocorreu uma reunião online de apresentação do PL 2789/2023. O projeto de lei visa reduzir as mortes no trânsito no território brasileiro. O OBSERVATÓRIO, que foi representado pelo seu CEO, Paulo Guimarães, é uma das organizações que apoiam o projeto.
CEO do Observatório fala sobre transporte de passageiros em motocicletas, ao Bom Dia Sábado, da Rede Globo
A reportagem discutiu a regulamentação dos mototáxis na cidade de São Paulo. Desde o início de 2025, a prefeitura e as empresas de transporte coletivo têm debatido a questão. O transporte de passageiros por motocicletas é uma prática comum em diversas cidades, como Rio de Janeiro (RJ) e Osasco, sendo esta última citada como exemplo na reportagem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.