Em dezembro de 2012, quando o OBSERVATÓRIO caminhava para o seu 3º ano de vida, iniciamos uma parceria, que se transformou em uma aliança estratégica que durou até maio de 2017, 4 anos e meio, na qual contamos com o fundamental patrocínio e apoio da seguradora LÍDER/DPVAT sendo que, sem este investimento, o OBSERVATÓRIO não teria auxiliado o Brasil no avanço de temas importantes relacionados a redução de acidentes de trânsito.
Foram muitas audiências públicas, reuniões, seminários, workshops e pareceres técnicos defendendo propostas, fundamentadas em estudos, que modificaram de forma decisiva e positiva o ambiente do trânsito e que fazem parte do curriculum do OBSERVATÓRIO, e por consequência do seu principal mantenedor na ocasião, a SEGURADORA LÍDER/DPVAT, a primeira empresa a acreditar na causa, dando a credibilidade necessária para que conseguíssemos outros parceiros.
Em 2014, conforme registros em nosso Relatório Anual, apresentamos o Projeto RECOMEÇO ao então presidente da Seguradora LÍDER/DPVAT, sr. Ricardo de Sá Acatauassú Xavier e ao diretor de Relações Institucionais, sr. José Márcio Barbosa Norton, que imediatamente entenderam a essência do projeto, que é potencializar a indenização às vítimas de acidentes, oferecendo, além do recurso financeiro, a atenção, o acolhimento e a assistência à vítima e seus familiares, uma vez que a maioria pouco ou nada tem de informação e suporte para o momento difícil, que obrigatoriamente tem de encarar a sequela permanente ou o óbito de um familiar. Outro ponto importante foi a proposta do georreferenciamento identificando em uma plataforma digital onde moram as Pessoas com Deficiência (PCD), onde estão os centros de reabilitação física e profissional e as empresas que necessitam de profissionais PCD.
O aval para darmos início ao projeto veio após a aprovação unânime do Conselho de Administração da Seguradora LÍDER/DPVAT, conduzido pelo então presidente, sr. Luís Tavares Pereira Filho.
[vc_single_image image="19260" img_size="full" qode_css_animation=""]De posse da identificação da vítima indenizada pelo seguro DPVAT (endereço, qualificação, tipo de sequela, etc) a mesma são georreferenciadas e convidadas/direcionadas às entidades de reabilitação física, profissional, esportiva para, na sequência, serem ofertadas através de georreferenciamento para empresas interessadas na contratação de profissionais PCD. vide exemplo:
[vc_single_image image="19261" img_size="full" qode_css_animation=""]Em 2015, a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) e as Ligas de Traumas das faculdades de medicina de todo país conhecem o projeto e passam a apoiar o projeto. O então presidente da SBAIT, Gustavo Fraga, titular da Faculdade de Medicina da Unicamp, propõe um workshop para avaliarmos o projeto na ótica da pessoa com deficiência para a área médica e as entidades ligadas ao tema.
Em novembro de 2015, durante a Segunda Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, e organizado pelo OBSERVATÓRIO o Fórum URBANIDADE – ações coordenadas e integradas, em Brasília, o Projeto RECOMEÇO foi tema abordado, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que os países desenvolvam ações para reinserção das vítimas de acidentes de trânsito no mercado de trabalho.
Em janeiro de 2016, o Observatório finaliza o texto base do Guia de Orientações para Vítimas de Acidente de Trânsito e seus Familiares. Em abril do mesmo ano, o projeto Recomeço passa a ter um GT (Grupo de Trabalho) dentro do Programa Urbanidade, coordenado pelo Gustavo Fraga. Na ocasião foram alinhadas ações para a implantação de um piloto do projeto Recomeço na cidade de Campinas.
Em dezembro, a FCM-Unicamp (Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp) sedia o primeiro encontro das vítimas de acidentes de trânsito, indenizadas pelo seguro DPVAT, quando os mesmos são apresentados ao modelo do Projeto RECOMEÇO, e podem opinar, sugerir, criticar, etc.
Em junho de 2017, o OBSERVATÓRIO leva o RECOMEÇO para ser apresentado na 10ª sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque. Na ocasião, a secretária estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo, sra. Linamara Battistella conhece o projeto e comenta “Este projeto tem total sinergia com a Secretaria”.
O OBSERVATÓRIO, ciente do papel de uma organização da sociedade civil de interesse público, cumpre com sua Missão de “Desenvolver e compartilhar conhecimentos técnicos e comportamentais para influenciar políticas públicas e sociais, por meio de alianças estratégicas, ações contínuas, estudos e pesquisas a fim de contribuir com a construção de um trânsito mais seguro no Brasil.
Parabenizamos a Seguradora LÍDER/DPVAT pelo lançamento do Projeto RECOMEÇO para a sociedade no próximo dia 16 de agosto, no estado do Rio de Janeiro.
Parabéns a Seguradora Líder por tornar o RECOMEÇO uma realidade!
José Aurelio Ramalho
Diretor-presidente
Observatório Nacional de Segurança Viária
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito
Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.
Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo
A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.