A mensagem subliminar, aquela que aparece nas entrelinhas do que está sendo dito ou mostrado, tem forte poder de influência no nosso comportamento, ainda que inconscientemente.
Largamente utilizada no cinema e principalmente nas novelas... aquele artista principal, que toma uma cerveja, que é possível identificar a marca, não está ali por acaso... associa o galã à marca da cerveja e você, inconscientemente, associa que, ao tomar a cerveja do artista, você é ele ou, no mínimo, tão charmoso quanto ele.
Mas não vemos esse cuidado, com raras exceções, nas produções audiovisuais em geral, sejam elas de entretenimento ou propaganda.
Assistindo a qualquer novela ou série de produção nacional, são muitas e flagrantes as mensagens subliminares negativas, relacionadas à segurança viária.
O diretor gosta de posicionar o ator no meio do banco traseiro, para melhorar a “tomada”, mas nem sempre esse ator está usando o cinto de segurança.
Ainda na cena, o motorista do aplicativo retratado, não cobra do jovem o uso do cinto e, minutos depois, ainda faz uma vídeo-chamada dirigindo, solta o cinto de segurança, e se debruça para fora da janela gritando... isso não é fantasia... está lá, na série.
O famoso artista, com 2,5 milhões de seguidores, aparece em seu último filme, sem cinto de segurança e com o seu motorista falando ardorosamente ao celular e ainda, desviando o olhar da estrada.
Dirão vocês: “mas todo mundo sabe que aquilo é cenário!”
Mas, o seu cérebro, subliminarmente, entende que aquilo é real... e exemplo do que pode ser feito.
E o que é pior, muitas dessas produções com patrocínio e apoio da Ancine (Agência Nacional do Cinema)! Dinheiro público usado para disseminar ensinamentos errados e que podem ser MORTAIS!
Coincidência ou não, assisti a um filme argentino, que conta a história de um casal, cuja vida é destroçada pela perda da filha de 9 anos, em um acidente de carro.
A cena, que pode ser vista a partir dos 16 minutos, no filme “Nascido e Criado” (Netflix) é um exemplo de como o cinema pode ser didático!
O casal viaja com a filha no banco traseiro, com o cinto de segurança devidamente colocado. Lá pelas tantas, ela solta o cinto e vem para perto da mãe, querendo ir para o seu colo. Os pais insistem que ela deve voltar ao seu lugar... nesse ponto, o pai perde o controle do veículo que, ao colidir, arremessa a criança pelo vidro da frente... estando você envolvido na história, fica impossível não esquecer dessa didática cena, e se perguntar por que o pai não parou o carro para posicionar a criança? ... e assim, fica a lição de que, não estar adequadamente protegido é mortal!
Está mais do que na hora das empresas de comunicação e entretenimento, assim como abraçaram tantas outras causas, abraçarem a causa de vidas, que se perdem diariamente nesse país. Somos todos vulneráveis!
Está na hora de entenderem que responsabilidade social, incluída nas ESG (do inglês, Environmental, Social and Governance - Governança Ambiental, Social e Corporativa), é também mudar o comportamento de uma sociedade não só nas diferenças, mas também naquilo que nos une de forma mórbida, mortes no trânsito!
E os anunciantes, principalmente os ligados à área automotiva têm grande poder e influência para mudar isso!
Com a palavra a Ancine, os produtores de áudio visual, os anunciantes e o Conar (Conselho Nacional Auto Regulamentação Publicitária).
Osasco e o compromisso com o trânsito seguro
O OBSERVATÓRIO e a Uber, empresa Mantenedora Social do ONSV, foram recebidos com muito entusiasmo na última semana em Osasco, na grande São Paulo. A SMTU (Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana) e mais seis parceiros, além da Cia de Teatro Sopa de Comédia, promoveram uma manhã de mobilização na cidade.
OBSERVATÓRIO recebe doação para investimento em ações do Maio Amarelo
No último dia 14 de abril, o OBSERVATÓRIO recebeu a visita de Renato Fialho, Diretor de Novos Negócios da TSI Consultores, e Marcius D’Avila, Head de Negócios e Parcerias do Portal Safety. Os dois se reuniram com o CEO do OBSERVATÓRIO, Paulo Guimarães.
Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99
Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.
Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.