Artigos

Comunicar com inovação para ser eficiente

Escrito por Portal ONSV

09 DEZ 2021 - 00H12

[vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column][vc_column_text][/vc_column_text][vc_separator type="transparent" up="7" down="38"][vc_column_text]

Marina de Oliveira

dezembro/2021

A mobilidade humana está na ordem do dia e parece ser emblemática dos novos tempos. Deixou de ser assunto para urbanistas ou pensadores e hoje é uma necessidade dos cidadãos e pode se transformar em um fundamento para as cidades inteligentes, nas quais o convívio, o trânsito e o deslocamento sejam simples e confortáveis. Para enfrentar esse desafio, a comunicação exerce um papel essencial.

Muitas empresas ainda desenvolvem sua comunicação no padrão analógico, sem considerar as novas tecnologias e como elas podem alcançar o público de maneira mais ampla e efetiva. O tempo passa e, com ele, a relação entre consumidores e empresas se transforma. Situações e desafios específicos exigem diferentes formas de se comunicar, por isso é extremamente importante analisar a melhor estratégia de canais e mensagens. Além de a comunicação ser o fator mais grave da mobilidade, trata-se de um aspecto não visível.

Vivemos uma era de comunicação fragmentada e sobrecarga informacional. Ninguém mais consegue forçar um indivíduo a notar algo que não seja pertinente para ele. A atenção das pessoas se tornou o principal e mais valioso ativo de marketing das empresas. Nesse contexto, um dos modos mais eficientes de causar engajamento é por meio do alinhamento de valores concretos, embutindo produtos e marcas em histórias que transportam um propósito: como elas querem contribuir para um mundo melhor.

Quando abordamos temas relevantes do nosso cotidiano, como trânsito e mobilidade, temos que nos comunicar de forma inovadora com diferentes perfis de pessoas, entre os quais as novas gerações que não querem perder tempo em congestionamentos e, por isso, dão menos importância ao fato de ter um automóvel por uma série de motivos: econômicos, ambientais ou por considerarem outras opções para se deslocar. A mudança de comportamento dos jovens diante de um mundo cada vez mais conectado influencia a mobilidade humana nas grandes cidades. A nova geração pensa a vida no trânsito de uma forma diferente.

É necessário empoderar essa juventude para participar ativamente dessa mudança. Como? Por meio de campanhas de conscientização que gerem empatia e, principalmente, a valorização e apropriação do espaço público, a melhoria da autoestima e o aumento da sensação de pertencimento a uma cidade mais justa e sustentável. Enfim, agregar ações que visam estimular a adesão de boas práticas e incentivar a ação de cada indivíduo na missão diária de protagonizar transformações positivas no trânsito.

Há boas oportunidades para comunicação da mobilidade e busca por novas ideias e soluções. O componente humano – o conforto, a segurança e a praticidade no deslocamento – é muito importante e deve estar no centro de qualquer plano para o desenvolvimento da mobilidade, zelando pela simplicidade no deslocamento de um ponto a outro. Devemos sempre nos colocar no lugar do outro. Não podemos nos esquecer de que o trânsito é formado por pessoas com diferentes experiências e emoções que interferem em seu comportamento como motoristas. É preciso humanizar e tolerar mais.

Conhecer sobre o conceito de mobilidade humana é fundamental para que todos atuem diretamente na transformação do cenário preocupante em que vivemos. Devemos encontrar uma nova maneira de sair da zona de conforto e pensar a cidade ‘fora da caixa’. Não podemos, porém, dissociar comunicação, mobilidade, espaço e lugar. A comunicação implica movimento social: é uma forma de ‘mover’ informação de um lugar para outro, produzindo sentido. Afinal, comunicar também é deslocar.

[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation="" row_type="row" use_row_as_full_screen_section="no" type="full_width" angled_section="no" text_align="left" background_image_as_pattern="without_pattern"][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_single_image image="28809" img_size="300x307" alignment="center" qode_css_animation=""][vc_separator type="transparent"][/vc_column][vc_column width="1/2"][vc_separator type="transparent"][vc_column_text]

Nome: Marina de Oliveira

Cidade: Indaiatuba

Estado: São Paulo

Mini Bio: Membro do Núcleo de Comunicação do OBSERVATÓRIO, especialista em campanhas de educação de trânsito, estrategista em marketing e influência digital. Responsável por uma série de projetos de mitigação de sinistros de trânsito ao longo de duas décadas de atuação no segmento.

.

LinkedIn: in/marinadeoliveira 

Instagram: @amarinadeoliveira_

[/vc_column_text][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][vc_separator type="transparent"][/vc_column][/vc_row]

Apresentação Tiago 99
Matérias

Segurança em Duas Rodas: Prevenção, Consciência e Dados são Pautas em Palestra na 99

Na última quinta-feira, 10, o Membro do Conselho Deliberativo do OBSERVATÓRIO, Prof. Dr. Jorge Tiago Bastos, conduziu uma palestra durante um evento interno da 99. A empresa, que é uma das mantenedoras sociais do OBSERVATÓRIO, busca contribuir ativamente para a redução de sinistros de trânsito e a promoção da conscientização sobre a segurança viária.

UBER_Osasco
Comunicação

OBSERVATÓRIO e Uber promovem ação educativa em Osasco (SP) para reforçar a importância da segurança no trânsito

Nesta terça-feira (15), o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, em parceria com a Uber, realiza uma importante ação educativa no município de Osasco, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância do respeito às regras de trânsito, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

SITE_NOVO (11)
Artigos

Desacelerar para viver e a urgência de um novo comportamento no trânsito contemporâneo

A velocidade do cotidiano contemporâneo tem ultrapassado os limites do razoável. Pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores estão imersos em uma lógica de urgência constante, muitas vezes buscando no trânsito uma experiência tão ágil quanto a navegação na internet. Este artigo propõe uma reflexão fundamentada sobre a necessidade de desacelerar, alinhando-se ao tema da campanha Maio Amarelo 2025: “Desacelere, seu bem maior é a vida”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Saiba mais

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Portal ONSV, em Artigos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Você está acessando este conteúdo de forma gratuita devido ao apoio dos nossos Mantenedores Sociais.

Os mantenedores sociais são empresas que apoiam financeiramente e estrategicamente o OBSERVATÓRIO, contribuindo para a transformação social e redução de vítimas no trânsito.