*Autor: Alvaro Santos
Coautoria: Núcleo de Segurança Viária e Mobilidade
Ao longo da última década, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária tem atuado em prol de um trânsito seguro e junto à sociedade contribui no desenvolvimento de estudos e ações com o objetivo da conquista da nossa segurança viária. Considerando que o trânsito é formado por três pilares fundamentais, o fator humano, o fator veicular e o fator via, e que o erro humano é responsável por 90% dos acidentes de trânsito no mundo (segundo https://www.onsv.org.br/seminario-de-mobilidade-humana-segura-e-sustentavel-rodovias-que-perdoam-mostra-dificuldades-para-garantir-seguranca-das-pessoas/), o conceito “Rodovia que Perdoa” mais do que nunca é extremamente importante e deve ser aplicado na manutenção, projeto e execução das vias, como preconiza o Pilar 2: vias seguras do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), criado em 2018, pela Lei nº 13.614.
Diversas tecnologias relacionadas a vias e rodovias tem o objetivo de tornar os mais variados modais mais seguros e, principalmente, que permitam que os envolvidos em acidentes de trânsito tenham maior possibilidade de sobrevivência com menor sequela possível. Uma dessas tecnologias, o diagonal grooving, é um ótimo exemplo de uma solução considerada de baixo custo que possui alta performance e efetividade na redução de número muito alto de sinistros de trânsito causados pela presença de água na superfície das pistas, através de um estudo de engenharia e equipamentos tecnológicos são executadas ranhuras diagonais na superfície da camada de pavimento, reduzindo a lâmina d’água causada pelo acúmulo das águas das chuvas.
Ao longo de 2021 a Polícia Rodoviária Federal registrou 449.017 sinistros de trânsito sendo 13,37% caracterizados como saídas de pista sendo 12,21% em períodos chuvosos. (segundo https://arquivos.prf.gov.br/arquivos/index.php/s/AbbxlG5pYA27WPU)
Ocorrência de aquaplanagem
A aquaplanagem ocorre quando há o nivelamento entre a pressão hidrostática e o peso do veículo, com a formação de lâmina de água na superfície da rodovia separa o pneu dessa superfície e reduz o atrito. Isso faz com que um pneu deslize na lâmina de água, o que, consequentemente, faz com que o motorista perca o controle do veículo e cause um sinistro de trânsito. A velocidade em que a aquaplanagem ocorrerá (velocidade de aquaplanagem) depende, principalmente, da espessura da lâmina de água na superfície da pista e da velocidade do veículo. Lâminas de água maiores causarão aquaplanagem a uma velocidade menor do veículo. (Segundo: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology)
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Figura 1: Ilustração do perfil do pneu em contato com a lâmina d´água
Fonte: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology
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Principais fatores que contribuem com a aquaplanagem
O risco de aquaplanagem é diretamente proporcional à espessura de água na pista. Essa espessura é afetada por uma séries de fatores: meio ambiente, projeto geométrico, projeto do pavimento, projeto e manutenção de drenagem e condição do veículo. A duração do tempo em que a água permanece na pista vai influenciar na espessura que ela atinge.
Mudanças de superelevação podem resultar em caminhos de fluxo longo, o que pode ser problemático. Em áreas mais perigosas da pista com ocorrência de aquaplanagem, a lâmina de água cresce devido à chuva e à drenagem insuficiente.
Para diminuirmos a velocidade da aquaplanagem, é necessário diminuir a espessura da lâmina de água. Precisamos focar em áreas mais perigosas para a ocorrência de aquaplanagem, ou seja, zonas de desenvolvimento de superelevação. (Segundo Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology)
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Figura 2: Presença de camada de água em zona de superelevação.
Fonte: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology
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Redução da espessura da lâmina de água através do Diagonal Grooving
Ranhuras diagonais são cortadas em faixas com várias ranhuras num ângulo de 45°. A distribuição das ranhuras diagonais varia de acordo com a inclinação transversal, o gradiente longitudinal e outras características da superfície da pista. (Segundo: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology)
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Figura 3: Ranhuras diagonais limpas após a conclusão do trabalho.
Fonte: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology
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Relação de custo-benefício
Devido à altíssima eficiência da tecnologia e ao custo baixo de implementação, a relação custo-benefício é alta, indo de 1:8 a 1:12, e em alguns casos podendo ser até maior. (Segundo Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology)
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Figura 4: Detalhes de execução e aspecto após a conclusão do serviço.
Fonte: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology
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Conclusões
• Tecnologia comprovada na Eslovênia, Áustria, Alemanha, Croácia, Hungria, Holanda entre outros países da Europa. (Segundo: Trabalho de apresentação da solução para aquaplanagem por meio da técnica de ranhuras diagonais / diagonal grooving na superfície do pavimento – Avavias Road Safety Technology)
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Alvaro Santos - Observador Certificado e integrante do Núcleo de Segurança Viária e Mobilidade do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.
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