87% dos brasilienses usam aplicativos de transporte em vez de dirigir quando consomem bebida alcoólica
Pesquisa do Datafolha revela que a população do DF utiliza apps como principal forma de transporte para festas, bares e comemorações
Brasília, 23 de maio de 2019 - 87% da população da região metropolitana de Brasília que consome bebida alcoólica afirma que passou a usar aplicativos de mobilidade no lugar de dirigir o próprio veículo quando sai para beber. O número é 19 pontos percentuais acima da média
nacional (68%). Esse é um dos resultados de uma nova pesquisa do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), realizada pelo Datafolha com o apoio da Uber. O levantamento busca chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo
- iniciativa global que tem como objetivo a sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.
De acordo com o Detran-DF, o número de mortes no trânsito em Brasília caiu de 406 em 2014 para 257 em 2017. Ainda pelos dados do Detran, dessas 257 vítimas em 2017, 44% estavam
alcoolizadas. Na pesquisa do Datafolha com moradores do DF, 92% das pessoas concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram para a diminuição de mortes no trânsito relacionadas ao consumo de bebida. 84% também acreditam que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.
A pesquisa aponta ainda quais os meios de transporte mais usados pela população ao sair para festas, bares e comemorações. Nessas ocasiões, 46% da população utiliza habitualmente aplicativo, 41% usam veículo próprio e 19% usam transporte público. De acordo com o levantamento, 84% concordam também que a população passou a usar apps de transporte em vez de sair de carro quando consome bebida alcoólica. Além disso, 61% da população concorda que, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.
Os dados também mostram que a segurança é o maior motivo para o brasiliense escolher voltar pra casa com os apps de mobilidade: 57% dizem utilizar o transporte por app para retornar de festas, bares e comemorações por segurança (medo de assaltos e, especialmente, acidentes envolvendo bebida e direção); seguido por praticidade/conveniência (como de falta de estacionamento), com 29%; pela dificuldade de transporte público, com 24%; pelo menor tempo de viagem, com 16%; pelo horário da noite, com 15%; pelo custo/benefício, com 14%; e outros, com 5%.
Dados da pesquisa Datafolha*:
87% da população da região metropolitana de Brasília que consome bebidas alcoólicas afirma que passou a usar aplicativos de mobilidade no lugar de dirigir o próprio veículo. A média nacional é de 68%.
92% das pessoas concordam que os aplicativos de transporte contribuíram para a diminuição de mortes no trânsito por conta do consumo de bebidas alcoólicas.
84% também acredita que os aplicativos de transporte deixaram o trânsito mais seguro de forma geral.
Entre os meios de transporte para ir a festas, bares e comemorações, 46% da população utiliza habitualmente aplicativos de transporte.
Resposta múltipla
84% das população concorda que a população passou a usar apps de transporte em vez de sair de carro quando consome bebida alcoólica.
57% dizem utilizar o transporte por app para retornar de festas, bares e comemorações por segurança (medo de assaltos e, especialmente, acidentes envolvendo bebida e direção); seguido por praticidade/conveniência (como de falta de estacionamento), com 29%; pela dificuldade de transporte público, com 24%; pelo menor tempo de viagem, com 16%; pelo horário da noite, com 15%; pelo custo/benefício, com 14%; e outros, com 5%.
61% da população concorda que, no passado, as pessoas bebiam e dirigiam por falta de opção de transporte.
Entre a população metropolitana de Brasília, cerca de 54% afirma que consome bebida alcoólica mesmo que de vez em quando.
*A pesquisa entrevistou 3.531 pessoas entre os dias 2 e 10 de abril de 2019 e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Além de Brasília, o estudo teve abrangência nacional, incluindo capitais, cidades de outras Regiões Metropolitanas e cidades do interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil.
Confira mais detalhes da pesquisa nacional do Datafolha na página do Observatório
Sobre o Observatório Nacional de Segurança Viária
O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária
– ONSV é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, fundada em 2011 por ocasião da Década de Redução de Acidentes de Trânsito, decretado pelo ONU – Organização das Nações Unidas e OMS (Organização Mundial de Saúde), com o propósito de desenvolver ações que contribuam de maneira efetiva para a diminuição dos elevados índices de acidentes no trânsito do nosso país.
Atuamos como um produtor de conteúdos desenvolvidos por meio de estudos, pesquisas, planejamento e informação, para subsidiar entidades públicas e privadas em ações que impactem na redução do número de acidentes e consequentemente de vidas humanas e gastos públicos.
O OBSERVATÓRIO atua como Organização Consultora Especial junto ao ECOSOC (Conselho Econômico e Social) da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura) no Brasil e está alinhado a seis dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Para mais informações: comunicacao@onsv.org.br
Spajari adere ao Selo Mobilidade Segura
A Transportadora Spajari está ativamente envolvida na segurança viária e na salvaguarda de vidas ao aderir o Selo Mobilidade Segura.
Observador Certificado, Ronaro Ferreira, participa de live sobre os Relatórios Anuais de Segurança Viária em cidades brasileiras
Ferreira, participou da live “Relatórios Anuais de Segurança Viária em Cidades Brasileiras”. O encontro online aconteceu no canal do Painel Brasileiro da Mobilidade e teve como co-organizador o Instituto Cordial.
Transportadora Garbuio adere ao Selo Mobilidade Segura
Desde 1967, a empresa tem sido uma referência no setor, atendendo às demandas dos clientes e buscando sempre a satisfação e o crescimento dos negócios. Comprometida com a qualidade e a segurança, Transportadora Garbuio cumpre rigorosamente os requisitos legais e outros aplicáveis, além de priorizar a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e subcontratados, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.