A equipe de Coordenação Nacional do Programa OBSERVATÓRIO Educa realizou na última semana de março, a 1ª reunião técnica de 2023, com os municípios que integram o programa desde 2021 e com os novos participantes. O encontro contou com a participação do CEO do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, que parabenizou os municípios pela adesão ao programa e apresentou, com exclusividade, a campanha do Movimento Maio Amarelo 2023.
“Esses encontros permitem, além de uma maior interação do OBSERVATÓRIO, da Coordenação Nacional do Educa e dos municípios participantes, a troca de conhecimentos locais sobre as práticas adotadas para a implementação do Programa Educa, assim como, as próprias ações de conscientização elaboradas por esses municípios a partir do nosso projeto de Educação para o Trânsito”, destacou o CEO do OBSERVATÓRIO.
Edira Soares, coordenadora Nacional do Programa Educa informou sobre o encerramento do projeto-piloto, com a fase final de distribuição dos últimos exemplares dos livros físicos dos alunos, e que o programa terá continuidade de acordo com o calendário de ações para o ano de 2023, conforme apresentado na reunião.
“As reuniões de acompanhamento são um momento muito importante de interação, troca de informações e de conhecimento das boas práticas do Educa em todo o país”, ressaltou Edira Soares.
Durante todo o ano os municípios participantes do programa OBSERVATÓRIO Educa terão reuniões nacionais de acompanhamento, além de serem realizadas também reuniões regionais pela equipe da coordenação do programa. Em relação à capacitação de educadores, está em andamento uma turma do itinerário formativo Educa, em formato EaD, por meio da plataforma OBSERVATÓRIO Academy, e durante o mês de abril, estão previstas aulas presenciais em três encontros.
Na reunião foi apresentada também o formato de comunicação que as escolas devem adotar para publicar as atividades realizadas na página da Rede Nacional Educa no Facebook. Os municípios também foram convidados para iniciarem as aulas inaugurais e se planejarem para as ações do Dia D Maio Amarelo das escolas Educa.
Este ano, a ação será realizada na quinta-feira, 18 de maio. Devido à amplitude e sucesso do Dia D Educa, o OBSERVATÓRIO criou a categoria Instituições de Ensino, no Destaques Maio Amarelo, para celebrar as ações de impacto que as instituições de ensino realizarem durante o mês em comemoração ao Movimento Maio Amarelo.
Relatório Informativo Educa e Movimento Maio Amarelo
Foi disponibilizado durante a reunião o link de acesso ao relatório informativo do Educa 2022, o link de acesso ao material da campanha do Movimento Maio Amarelo 2023 e o link da resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito que trata das campanhas educativas e o calendário de trânsito disponibilizado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
A Coordenadora do Educa, Edira Soares destacou que no vídeo da campanha do Maio Amarelo deste ano existe uma frase que é um convite para todos os educadores. “‘Eu escolho ensinar’, às crianças e adolescentes como serem cidadãos no ambiente do trânsito e serem exemplos de práticas empáticas e seguras”, afirmou.
Durante a reunião, foi inaugurado um quadro para que os municípios pudessem apresentar as atividades e ampliação dos investimentos em Educação para o trânsito feito pelo município. Japaratinga, em Alagoas, foi o primeiro a contribuir, apresentando a implantação de sinalização horizontal e vertical e a criação de uma Lei Municipal instituindo a Educação para o Trânsito no município.
O Conselheiro do Cetran de Alagoas e Observador Certificado, João Batista, ressaltou a importância do projeto, o apoio dos gestores e o principal resultado, a redução de sinistros no trânsito. O município de Japaratinga caiu da 10ª para a 18ª posição no sistema Renaest. A reunião contou com mais de 100 representantes de municípios participantes do programa Educa.
CEO do Observatório participa de audiência pública que discutiu leis para combater crimes nas rodovias
No dia 12 de novembro, ocorreu uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Zé Trovão (PL/SC). O encontro contou com a participação do CEO do Observatório, Paulo Guimarães, além de diversos outros representantes do setor. O objetivo da audiência pública foi solicitar agilidade na tramitação de projetos de lei que visam combater os crimes nas rodovias brasileiras, como os roubos de carga.
Trans Zaneti adere ao Selo Mobilidade Segura
A Trans Zaneti nasceu da paixão de seus fundadores, desde a infância, pelo segmento de transportes. Sua sede está situada na cidade de Osvaldo Cruz, no oeste do estado de São Paulo, conhecida como a capital estadual do Bi-Trem Graneleiro. Atualmente, contamos com uma filial operacional estratégica na cidade de Ribeirão Preto, também no estado de São Paulo.
Escolas Municipais de Vitória da Conquista/BA são contempladas com livros do Programa Educa
Com mais de 300 mil habitantes, Vitória da Conquista, na Bahia, é um dos municípios parceiros do Programa Educa há alguns anos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: